Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária se reúnem com representantes do setor produtivo em Rondonópolis

Nesta sexta-feira (11/04), a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), recebeu em sua sede, em Rondonópolis, uma delegação de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo foi o debate com os associados e lideranças do agro de Mato Grosso, questões essenciais do setor agropecuário, com apresentação de demandas e uma efetiva contribuição da Associação para o desenvolvimento de políticas públicas que impactam no segmento sementeiro.
Para o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, receber pela primeira vez representantes do MAPA na sede da Associação é motivo de grande satisfação e demonstra a relevância e representatividade da entidade no setor do agronegócio. “Essa visita reforça a construção de pontes entre o setor público e privado, fortalecendo nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o crescimento do agro brasileiro”
A frente da delegação, o Assessor Especial do Ministério da Agricultura e Pecuária – Presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Carlos Ernesto Augustin, destacou a importância da visita dos representantes do MAPA ao Mato Grosso, em especial a APROSMAT. “Essa é a oportunidade de nós do Ministério conhecer os principais agentes que movem a engrenagem da agricultura e pecuária do estado e debater as demandas e oportunidades para toda a cadeia produtiva”, disse
O diretor de Relações Institucionais Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ronaldo Vinha, também participou da reunião que segundo ele foi muito proveitosa no que tange a esclarecimentos de dúvidas e atualizações do MAPA, a respeito de legislação de sementes, fiscalização e até bancária no que diz respeito a crédito rural e seguro. “Muito produtiva. Este tipo de reunião tem que acontecer mais vezes, trazendo esse pessoal de Brasília, para conhecerem a nossa realidade, conhecer o Mato Grosso e saber que está a grande produção do nosso país e que precisa ser visto de uma outra forma por eles”, comentou.
Entre os líderes do Mapa, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, elogiou a APROSMAT por oportunizar ao grupo essa visita para conhecer a estrutura física e as ações institucionais da Associação em prol do setor sementeiro e do próprio agronegócio. “Nesta oportunidade nos apresentaram o que faz a Associação, a liderança que ela exerce e como ela tem pautado o desenvolvimento do segmento de sementes em Mato Grosso. Mostrando também como a APROSMAT percebe as ações do Ministério da Agricultura, e permitindo que nós que estamos lá em posição de liderança possamos perceber como chegam as políticas públicas na ponta, na operação. Esse estreitamento de relação nos permite evoluir nas políticas que o MAPA tem adotado”, finalizou.
Para completar as apresentações, o Superintendente no Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, Cleiton Gauer, demonstrou aos presentes um diagnóstico em números do setor agropecuário do estado.
Também integraram a comitiva do Mapa, o Secretário Adjunto Secretaria Executiva, Cleber Oliveira Soares, o Secretário Adjunto Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo, o Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Alves Corrêa Neto, o Superintendente do Mapa em Mato Grosso, Leny Rosa Filho e o Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja do MAPA, André Dobashi.
A reunião contou a presença dos diretores da APROSMAT, e também do Superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini; Superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil do Estado de Mato Grosso (OCB/MT), Frederico Azevedo; gerente Regional do Indea em Rondonópolis, Ricardo Oliveira Alves, Presidente do Grupo Bom Jesus Agro, Nelson Vigolo e o Diretor Executivo do Ima MT, Álvaro Sales.
Fonte: Da Assessoria
Leia Mais: