25.7 C
Rondonópolis
sexta-feira, outubro 11, 2024

Renovação na bancada federal de Mato Grosso é quase que total

O deputado federal Carlos Bezerra (MDB) que tem quarenta anos de carreira foi o único deputado federal de Mato Grosso da atual legislatura a garantir reeleição.
O parlamentar que segue para mais um mandato em Brasília obteve 59.155 votos e terminou o processo de votação na quinta posição. Por outro lado, os deputados Valtenir Pereira (MDB), Ezequiel Fonseca (PP) e Vitório Galli (PSL) ficaram de fora e saíram derrotados das urnas; Adilton Sachetti (PRB) e Nilson Leitão (PSDB) disputaram o senado com Fábio Garcia (DEM) concorrendo a suplência de Jayme Campos; Ságuas de Moraes encerrou a carreira política.
Bezerra que fez uma campanha discreta, de certa forma surpreendeu e venceu companheiros de partido como Valtenir Pereira e Juarez Costa, o primeiro não foi eleito e o segundo terá mandato em Brasília, mas com menos votos que Bezerra.
Além de Bezerra, se elegeram para Federal: Nelson Barbudo (PSL), José Medeiros (Podemos), Emanuelzinho, Neri Gueller, Doutor Leonardo, Rosa Neide e Juarez Costa.
Bezerra, além de deputado federal, foi senador, prefeito de Rondonópolis, por duas vezes, governador e deputado estadual.
Barbudo, por outro lado, turbinado pelos votos de Bolsonaro foi grande surpresa destas eleições e foi disparado o mais votado. O rondonopolitano José Medeiros foi o segundo mais votado no estado também com números expressivos.
O PSL, partido de Barbudo elegeu 52 parlamentares federais e ficou com a segunda maior bancada na Câmara , o PT , por outro lado, teve 57 deputados e terá a maior bancada no parlamento.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO