POLÍTICA

Campanha de Lula lança movimento para rebater fake news entre católicos e evangélicos

A coordenação da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou uma ação para reforçar a posição do candidato entre católicos e evangélicos, e rebater as fake news lançadas por aliados do seu principal adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Inicialmente a meta é esclarecer o que há por trás de mentiras propaladas por figuras como a primeira-dama Michelle e massificadas pela equipe de mídia do liberal.

Ao menos sete dos nove partidos da coligação pró-Lula/Alckmin indicaram representantes religiosos para sugerir ideias para frear o avanço bolsonarista sobre evangélicos. Eles já lançaram o movimento ‘Restitui Brasil’ (nome de um site e de endereços de páginas em redes sociais) onde desmentem fake news como a que diz que o PT poderia fechar igrejas caso vença a eleição.

"Foi uma ideia de vários pastores e teólogos para responder a pautas [da campanha adversária] como as fake news. Houve um acordo entre os partidos. Cada um traz suas ideias", afirmou ao Paulo Schallenberger, que é pastor pentecostal.

"O Restitui Brasil é uma das primeiras ferramentas mais diretas que a campanha vai trabalhar para atingir o evangélico. Nesses sites haverá textos bíblicos e vamos falar diretamente sobre aborto, fechamento de igrejas. Será um combate teológico, mostrando a diferença entre quem tem Deus e quem fala em nome de Deus", revelou.

Os primeiros vídeos já foram compartilhados em algumas dessas novas páginas e também no perfil de lideranças do PT, como a da presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR).

Em outra peça, Lula diz que "qualquer eleitor evangélico sabe que nunca o governo tratou eles com o respeito que eu tratei".

Com grande entrada no meio religioso, o vice na chapa, Geraldo Alckmin (PSB), também vem gravando vídeos curtos, preferencialmente na vertical.

"Quero agradecer as igrejas evangélicas pelo trabalho belíssimo de evangelização e trabalho social, cuidando das famílias e necessitados", diz ele em um vídeo.

RESTITUI
Famoso entre os evangélicos, o termo "restituição" remete a passagens bíblicas que significam restituir, compensar de forma justa o que foi perdido pelo "povo de Deus".

"É uma referência ao texto bíblico. Deus vai restituir, trazer o que é meu: comida de volta, liberdade de volta, tolerância religiosa de volta", explica o pastor.

 

Da Redação (com informações do UOL)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo