32 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Reitora que encampou criação da UFR comemora conquista com a comunidade

A principal responsável pelo encaminhamento técnico e acadêmico para a criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) estará presente no município nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/04). Maria Lúcia Cavalli, reitora da UFMT no período de 2008 a 2016, estará cumprimdo agenda em Rondponópolis e terá oportunidade de expressar a conquista e comemorar esta importante vitória junto com a comunidade local.
Maria Lúcia enquanto reitora da UFMT adotou o movimento pela UFR como uma causa e, mesmo com alguns focos de oposição internos, fez todos os encaminhamentos para habilitar a criação da universidade federal em Rondonópolis. A materialização técnica decisiva se deu no ano de 2010, quando a então reitora Maria Lúcia entregou no MEC (Ministério da Educação e Cultura) a documentação e demais justificativas exigidas para a criação da Univesidade Federal de Rondonóplis.
As ações internas na UFMT e no MEC patrocinadas por Maria Lúcia foram decisivas porque deu ao campus de Rondonópolis as reais condições para garantir sua autonomia e reivindicar então a criação de uma nova universidade federal no Sul do Estado. "Neste momento ímpar para a educação superior pública de Rondonópolis, faço questão me unir à comunidade acadêmica local e aos demais setores da comunidade que também abraçaram a causa para, além de comemorar, ajudar a preparar a implantação na prática da nova universidade federal do MT, em Rondonópolis", comentou Maria Lúcia Cavalli.
Em Rondonópolis, a ex-reitora da UFMT cumpre agenda acompanhada do também professor aposentado da universidade, Manoel Motta, que é suplente do senador Wellington Fagundes, principal articulador para aprovação da criação da Universidade Federal de Rondonópolis no Senado Federal e na sanção presidencial. O mandato do vereador professor Silvio Negri também apóia e acompanha a visita.
SEMINÁRIO
Além do contato com a comunidade acadêmica e outros setores da população rondonopolitana, Maria Lúcia participa ainda do seminário "Implantação e Gestão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), que acontece na sexta-feira (13), a partir das 19h, no Clube Caiçara. O evento contará com as presenças de especialistas em educação, além de parlamentares e autoridades federais, estaduais e municipais.
O seminário é uma realização do Senado Federal com coordenação do senador Wellington Fagundes, em parceria com a Assembléia Legislativa, Câmara de Rondonópolis e do Comitê Pró UFR.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO