Procon-MT orienta consumidores sobre compras de Natal

Com a proximidade do Natal, os consumidores movimentam o comércio nas lojas físicas e também pela internet, à procura de presentes. Para evitar contratempos, o Procon Estadual de Mato Grosso reforça orientações para auxiliar a população na hora das compras e, também, em casos de trocas.
Com a pandemia de coronavírus (Covid-19) o mais importante é preservar a saúde e o bem estar de todos. Por isso, a primeira recomendação do Procon-MT é, sempre que possível, evitar aglomerações e a ida a lojas físicas. Uma alternativa nesse momento é o presente produzido em casa, como uma carta, desenho e customização que, feito com afeto, pode ser uma boa opção de expressão de carinho e cautela. No entanto, se o consumidor optar por comprar um presente, outra dica importante é planejar e pesquisar os preços antecipadamente, para evitar compras por impulso e o endividamento.
O consumidor deve fazer uma lista das pessoas que pretende presentear e ser realista com o valor máximo que pode gastar com cada presente. Além disso, é fundamental pesquisar preços em diferentes lojas e sites e guardar panfletos e prints com as ofertas anunciadas, pois as informações veiculadas devem ser cumpridas pelos fornecedores. Confira outras dicas do Procon-MT.
– Calçados e vestuário: Verifique se a etiqueta contém informações como dados do fabricante, tamanho, material e cuidados com a conservação. Confira se o produto apresenta algum defeito. A atenção aos tamanhos e possibilidades de troca do produto devem ser redobradas pois, devido às medidas sanitárias de prevenção da Covid-19, algumas lojas fecharam os provadores.
– Eletroeletrônicos e eletrodomésticos: O produto precisa vir acompanhado de manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica. Observe se existe assistência técnica autorizada em sua cidade, confira o consumo de energia do aparelho e peça para testar o equipamento.
– Celulares e planos de telefonia: A aquisição deve ser realizada preferencialmente em lojas autorizadas. Leia atentamente o contrato e avalie as necessidades do presenteado antes de adquirir planos e pacotes. Verifique, ainda, se a caixa do aparelho está lacrada.
– Brinquedos: Observe se o produto possui o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que é obrigatório para brinquedos destinados a crianças de até 14 anos. Não se esqueça de observar faixa etária indicada, especialmente se for comprar brinquedos para crianças de pouca idade, pois alguns produtos podem conter peças pequenas ou soltas que seriam facilmente engolidas, colocando em risco a saúde e a segurança da criança.
– Perfumes e cosméticos nacionais ou importados: A embalagem deve conter as informações sobre a mercadoria em língua portuguesa, como instruções de uso, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador, entre outros.
– Vale presente: O vale presente é um crédito e pode ser usado pela pessoa presenteada para adquirir o que ela quiser. A loja não pode restringir o tipo de produto que o cliente comprará com o vale. Solicite que o lojista registre por escrito o prazo para uso e, quando for o caso, em que lojas o vale pode ser trocado. Peça, também, para constar na nota fiscal como serão restituídas eventuais diferenças de valor entre o vale presente e o produto adquirido.