A reforma do local onde temporariamente funcionará a Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva, no Oratório Filhos de Dom Bosco no bairro Parque Universitário foi concluída neste mês.
A implantação da unidade só está sendo possível graças a uma parceria do município com o Governo do Estado e atenderá 210 alunos da rede pública para o 7º, 8º e 9º anos, assim como do 1º e 2º ano do Ensino Médio.
Os alunos interessados em ingressar na instituição de ensino, deverão realizar processo seletivo. Uma prova de conhecimentos de acordo com a classe do estudante, garantindo o preenchido das vagas partindo-se da maior nota obtida no teste seletivo, na ordem decrescente, até o limite das vagas oferecidas.
O seletivo provavelmente ocorrerá no final deste ano, garantindo o início das aulas junto ao calendário escolar da rede pública em 2019.
De acordo com informações do site oficial da escola, a filosofia seguida visa ensinar uma cultura solidificada na disciplina e na hierarquia militar, onde os fatores éticos sociais são preponderantes no senso crítico, no raciocínio analógico do ser, proporcionando uma visão consciente da democracia e formando o futuro cidadão para o exercício prévio da cidadania.