Quais os direitos que estamos garantindo para os alunos com deficiência? A escola está preparada para atender este aluno? Questões como estas chamaram a atenção dos professores, coordenadores pedagógicos e diretores que participaram da palestra “Políticas de Inclusão na Escola Pública” ministrada no início deste mês pela doutoranda Jacirene Lima Pires dos Santos, em Rondonópolis.
Para a palestrante, o isolamento de pessoas deficientes em decorrência de vergonha da família ou segregação da sociedade faz parte do passado, tendo em vista que hoje, a realidade é que deficientes estão se formando e trabalhando no mercado. “Essas pessoas estão lutando há anos por este espaço e surpreenderam muitas pessoas”, ressaltou.
Jacirene explicou que ninguém obriga o outro ver a pessoa deficiente diferente e lembrou que o profissional é que tem que querer ver aquele aluno com um potencial. Ressaltou que duas pessoas com uma mesma deficiência não têm o mesmo processo de desenvolvimento que uma pessoa deficiente convivendo com outras, porque nesse caso o desenvolvimento acontece e surpreende.
Para a doutoranda, a educação especial, que trabalha com alunos com deficiência, perpassa todas as modalidades de ensino, desde a educação infantil ao ensino superior e o profissional deve estar preparado para lidar com estas situações, porque estas pessoas existem, têm direito à educação e hoje esta é uma realidade nas escolas. Como exemplo, foi citado o atendimento que neste ano ocorrerá na rede para 12 alunos com deficiência auditiva.
A palestra abriu uma série de sete encontros que ocorrerão durante todo o ano com a proposta de refletir sobre as políticas de educação inclusiva e o trabalho na rede municipal, assim como, propostas de melhorias no atendimento a estes alunos.
A formação é ofertada pela administração municipal através da Secretaria Municipal de Educação. Jacirene é da rede municipal e está na fase final do doutorado e lembrou que todo o trabalho do profissional professor tem como objetivo melhorar a vida do aluno e a prática na sala de aula.