GERAL

Reeducandas recebem palestra e orientações sobre violência contra a mulher

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (22) palestra com orientações para as reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis a fim de orientá-las sobre a violência contra a mulher.

A técnica do Programa de Saúde Prisional, Lenir Pereira Gavilan, foi quem ministrou a palestra e também ficou responsável por repassar as recomendações sobre doenças crônicas que a mulher pode se infectar.

De acordo com Lenir, além da palestra sobre violência, também foram passadas informações às reeducandas sobre a sua saúde como um todo. “Num primeiro momento estamos passando algumas informações através de oficinas e dinâmicas sobre a violência de um modo geral, mostrando quais são os tipos e as suas sequelas. Em segundo momento orientamos sobre os exames e consultas que elas precisam fazer, pois muitas não são de nossa cidade, e entraram recentemente, então não temos dados sobre a reeducanda. Além disso não são frequentes as meninas que fazem o teste rápido, papanicolau e outros exames necessários”, disse.

Lenir informa que as palestras e oficinas não são feitas com assiduidade devido a rotatividade do local. “Marcamos os encontros quando a instituição nos solicita, ou quando viemos com novidades, como nesse momento que chegamos de um congresso nacional com diversas informações relevantes às reeducandas. Quero ressaltar a importância essas oficinas para as meninas, pois elas fazem parte da comunidade, e merecem fazer parte dos programas da saúde ou de qualquer outro”, finaliza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo