23.6 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Quase 3 mil podem ficar sem o benefício em Rondonópolis

Termina na sexta-feira (11) o prazo para que 2.915 beneficiários do Bolsa Família realizem o recadastramento ou o cumprimento das condicionalidades de Saúde na cidade. Após força-tarefa realizada pelas Secretarias de Promoção e Assistência Social e Saúde, a porcentagem dos beneficiários que estão em situação regular com o Programa Federal passou de 35% para quase 50%. Quem não regularizar a condição pode ter o benefício bloqueado, suspenso, ou, até mesmo, cancelado.

O gestor técnico do Bolsa Família na Saúde, Vilmar Alves de Souza, explica que as crianças das famílias beneficiárias devem ser levadas até o Posto de Saúde da Família – PSF mais próximo para que sejam pesadas e tenham o acompanhamento das vacinas. O peso é uma condicionalidade do programa e deve ser realizado com meninos com até sete anos e com todas as meninas e mulheres que recebem o benefício.Além disso, as gestantes que recebem o Bolsa Família devem realizar o acompanhamento pré-natal e de saúde nas unidades dos PSFs. “Identificamos 353 beneficiárias gestantes e destas, apenas 72 estão realizando o pré-natal e a pesagem. Faltam 282 gestantes que ainda não cumpriram com as condicionalidades do programa”, acrescenta Souza.

Já, os beneficiários que não fizeram o recadastramento ou estão a mais de dois anos sem fazê-lo devem comparecer a uma das seis unidades do Centro de Referência em Assistência Social – Cras da cidade para se recadastrarem. Tanto a falta de recadastramento como o não cumprimento das condicionalidades na área de Saúde podem levar o beneficiário a ter o pagamento do Bolsa Família bloqueado, suspenso ou cancelado.

Para fazer o recadastramento, quem recebe o benefício federal deve comparecer aos Cras com toda a documentação pessoal, incluindo carteira de trabalho de todos que moram na casa, e certidão de nascimento original das crianças, e caso a criança tenha mudado de escola também deve comparecer com o atestado de escolaridade.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO