Putin e Zelenski são responsáveis pela guerra na Ucrânia, diz Lula à revista Time

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva disse que os presidentes da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e da Rússia, Vladmir Putin, são igualmente responsáveis pela guerra que já causou milhares de mortos e afeta negativamente a economia mundial. A declaração foi dada em reportagem de capa da revista norte americana Time, uma das mais importantes publicações do planeta.
A entrevista foi publicada hoje (04) e destaca também a possibilidade de vitória de Lula nas eleições deste ano. O petista, apontado pela revista como o maior líder do país, acusa o presidente ucraniano de ter transformado o conflito em um espetáculo.
“Às vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin, porque numa guerra não tem apenas um culpado”, disse ele.
Lula voltou a condenar Vladimir Putin pela invasão, mas considera que a situação poderia ter sido evitado com uma postura diferente por parte de Zelenski e também da OTAN e dos líderes dos EUA e da Europa.
“Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Européia. Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a Otan? Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: ‘A Ucrânia não vai entrar na OTAN’. Estaria resolvido o problema”, declarou.
Ainda comentando a atuação de Zelenski, Lula afirmou que a postura do ucraniano não leva em conta os horrores da guerra e o sofrimento causado ao povo do país.
“Ele aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite, aparece no parlamento inglês, no parlamento alemão, no parlamento francês como se estivesse fazendo campanha. Era preciso que estivesse mais preocupado com a mesa de negociação. Ele quis a guerra. Se não quisesse, teria negociado um pouco mais”.
“Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra Putin. Isso não vai resolver. É preciso estimular um acordo”, concluiu Lula.
Da Redação (com informações da Time)