Com a participação de milhares de filiados de vários municípios, o diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou ontem (30) a convenção para homologar os candidatos na eleição deste ano. A legenda confirmou o nome de Natasha Slhessarenko como candidata ao senado e terá chapa completa nas proporcionais – com nove candidatos a deputado federal e 25 postulantes à Assembleia Legislativa.
A convenção também aprovou o apoio à reeleição do governador Mauro Mendes (UB), mas manterá a ata aberta até o dia 05 de agosto, data final para a oficialização de nomes e alianças. Neste período eles devem definir os suplentes na chapa ao senado.
Entre os destaques da legenda está a primeira-dama de Rondonópolis, Neuma de Morais, que concorrerá a uma vaga na Câmara Federal. Muito aplaudida durante a convenção, ela fez um discurso chamando a atenção para a importância do momento no país.
Neuma lembrou que acompanha o marido, o prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio, há mais de 40 anos e que sempre tiveram uma atuação pautada pela defesa dos mais pobres. Segundo ela, muitos avanços conquistados neste período estão sob ameaça e exigem a defesa de todos os que têm compromisso com a democracia e as causas populares.
“Fui secretária de Assistência Social e achei que nós tínhamos virado a página da miséria. Mas não viramos. Hoje o pais voltou a ter fome, desemprego e falta de oportunidade. Precisamos refletir sobre isso e agir”, afirmou.
A agora candidata também destacou a aliança do PSB com o PT no plano nacional. Segundo ela a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente, com Geraldo Alckmin (PSB) de vice, garantirá uma saída para os problemas enfrentados no Brasil
“O PSB vai eleger Lula e Alckmin e juntos vamos dar um novo rumo ao país. Mas precisamos pensar na governabilidade. Precisamos eleger muitos deputados federais, para que não tenhamos mais golpes no país”, destacou.
ESTADUAIS
A chapa de candidatos a deputados estaduais do PSB tem também dois representantes de Rondonópolis, os vereadores Marildes Ferreira e Roni Magnani, atual presidente da Câmara Municipal.
Exercendo seu terceiro mandato, Roni Magnani figura como um dos dez vereadores de Mato Grosso que conseguiram se reeleger com votações crescentes. Foi o sétimo mais votado em 2012, o segundo em 2016 e em 2020 conquistou a maior votação entre todos os candidatos à Câmara de Rondonópolis.
Roni é filho de uma família humilde. Nasceu e cresceu na Vila Operária, maior distrito do município, e é considerado a maior revelação da nova safra de políticos rondonopolitanos. Sua gestão na Câmara é marcada pela austeridade e pela produtividade. É o presidente que mais economizou recursos, destinando boa parte do orçamento para investimentos em saúde e obras públicas. Sua gestão também registra números recordes de projetos avaliados e aprovados.
“Nosso grande propósito é fazer políticas sem preconceitos. Uma política que evite essa separação que estamos vendo hoje, onde o pobre está cada vez mais pobre e o rico cada vez mais rico. Não aceitamos essa discriminação, acreditamos no serviço público, na valorização das pessoas. Queremos valorizar o ser humano e não apenas os segmentos econômicos”, afirmou ele sobre a candidatura a deputado estadual.
Marildes Ferreira está em seu primeiro mandato como vereadora. Ela é professora, servidora pública e já foi secretária municipal de Saúde.
Eduardo Ramos – Da Redação