Secretaria de Educação amplia parceria com a Fundação Bunge

A Secretaria Municipal de Educação ampliou a parceria com a Fundação Bunge para o Projeto Semear Leitores. A proposta é que o projeto desenvolvido desde 2008 na Escola Tancredo Neves, para incentivar a leitura nas crianças de ensino fundamental, passe a fazer parte da rotina dos alunos da educação infantil de outras sete unidades.
A ampliação da parceria foi feita durante uma visita da coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Bunge, Cecília Carvalho, à secretária de Educação Ana Carla Muniz. Na parceria, o município proporciona o espaço físico para a implantação de uma biblioteca lúdica com um profissional que incentive a leitura, a internet e parte do acervo. Por outro lado, a fundação entra com a outra parte do acervo inicial, alimenta este acervo com 15 novos títulos por semestre e fornece o mobiliário para a sala e também um baú com fantasias para incentivar as crianças a viverem os personagens. Toda a formação para o profissional fica por conta da fundação.
“O país todo está trabalhando para a formação de leitores, temos que fazer a nossa parte. O que propomos é que os alunos tenham um espaço, lúdico, que dê prazer para fazer a leitura”, destacou Cecília.
A diretora da escola Jane Delma dos Santos ressaltou que os alunos adoram a proposta da leitura diferenciada, hoje trabalhada na sala de aula. “Já vimos os resultados do projeto nos alunos que melhoraram a aprendizagem de uma forma geral e a escola também tem alcançado nos últimos anos melhores indicadores no Ideb” (índice que mede a educação básica no país).
Durante a reunião, Ana Carla consolidou a parceria com o anúncio de uma sala exclusiva para o projeto na escola Tancredo Neves. Ela também solicitou a expansão do projeto para as escolas Melchíades F. Miranda, Firmício Alves Barreto, 1º de Maio, Frei Milton, Mãe Margarida e Professor Ivan Santos Arruda. “Queremos expandir o projeto para toda a rede, se possível, já estamos inclusive pensando nos espaços para as escolas”. A secretária irá solicitar diretamente para a presidente da Fundação Bunge a instalação de salas nas sete escolas.
Formação
Para este ano, também está programada a formação de leitura do projeto para os 17 professores da escola Tancredo Neves e representantes das demais escolas. A formação será na cidade será ministrada pela professora Adria Maria Ribeiro Rodrigues, consultora da Fundação Bunge em Rondonópolis. Também ficou acertada a formação de dois profissionais da rede pela Fundação em São Paulo.