Pronto Atendimento da Vila Operária começa funcionar a partir do dia 11

A proposta do prefeito Percival Muniz de desafogar o Pronto Atendimento – P.A. Central, promovendo a descentralização de unidades de urgência e emergência por vários bairros da cidade, ganhará a partir do próximo dia 11 de agosto o seu maior reforço. Desta data em diante, funcionará em terceiro turno o Centro de Saúde e Pronto Atendimento de 3º Turno Padre Lothar Bauchrowitz, na Vila Operária. De acordo com a secretária de Saúde de Rondonópolis, Marildes Ferreira, nesta terça-feira (29), o novo P.A. será uma adaptação e evolução da antiga Policlínica.

A secretária confirma que o local escolhido para receber os novos equipamentos e os profissionais que já foram definidos, será mesmo o prédio da antiga Clínica da Mulher – Caism. “Durante o dia, mais precisamente das 7 da manhã até às 18 horas, esta unidade será um Centro de Saúde que fará os atendimentos que a população já está acostumada, com especialidades como ginecologia, cardiologia, cirurgiões e diversos outros serviços. Quando chegar às 18 horas, este Centro de Saúde se transforma em P.A. até a meia noite. É bom que se ressalte que teremos médicos e pediatras plantonistas no local, estrutura em medicamentos e tudo o que fazemos no Pronto Atendimento Central”, explicou.

Para abrigar a nova necessidade, o prédio passou recentemente por uma reforma e ampliação da estrutura elétrica e hidráulica, troca de portas, do piso e teto. Marildes comenta ainda que foram adaptadas algumas salas para que os profissionais que trabalharão no local tenham todos os recursos necessários para atender pessoas com, inclusive, quadros de enfarte do coração, AVC e os acidentados, que são as três maiores demandas de risco. “O Pronto Atendimento da Vila Operária terá seus boxes de emergência, salas de repouso e de recuperação. Vamos destinar ainda profissionais plantonistas responsáveis pela coleta de exames e para raios-X, que será feito tudo aqui mesmo”, informou.

Remanejamento

Marildes adiantou que os atendimentos da Clínica da Mulher continuam sendo realizados no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas, mas garante um prédio próprio para a finalidade em breve. “Assim que o P.A. Infantil e o P.A. Central forem anexados na UPA, sobrará o espaço onde hoje é o PAzinho. A ideia é passar a Clínica da Mulher para lá, talvez ainda este ano”, ressaltou Marildes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo