Mudança de paradigmas, inclusão social e transformação pessoal, são as principais metas alcançadas pelo ProJovem Urbano, programa instituído pelo Governo Federal e desenvolvido em parceria com o Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). O projeto já ajudou mais de 7,2 mil pessoas no interior de Mato Grosso a voltarem para sala de aula para avançar na escolaridade e conseguir um direcionamento profissional.
Para alguns estudantes, o ProJovem Urbano provocou profundas transformações em suas vidas. Como a estudante de 28 anos, moradora de Tangará da Serra, Joelma Teixeira da Silva, que depois de passar pelo projeto, eliminou todas as matérias do Ensino Médio e passou no vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para Administração em Agronegócio. “Hoje vejo o quanto o estudo é importante. Na hora de procurar emprego, as empresas perguntam se tem segundo grau completo e capacitação profissional. Quando soube do programa não perdi tempo e fui atrás de retomar meus estudos”.
O ProJovem Urbano é um projeto de elevação da escolaridade para pessoas entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Com o programa, os estudantes podem concluir os estudos em 18 meses e se inserirem no mercado de trabalho nas áreas de Administração (por formação inicial em almoxarife, arquivista, estoquista e office boy) ou Turismo e Hospitalidade (organizador de eventos, guia de turismo, auxiliar de garçom e recepcionista de hotel).
O Estado fez adesão ao projeto em 2008 e é responsável por executar o programa nas escolas estaduais dos municípios com menos de 200 mil habitantes. Assim, o ProJovem Urbano é realizado em Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sinop, Pontes e Lacerda, Juína, Juara e Sorriso.
Para Gracielly Pedro da Silva Leite, de Barra do Garças, participar do ProJovem Urbano representou uma grande conquista e a superação de limites. “Voltar à escola e terminar os meus estudos era um grande sonho, uma grande vitória, mas ao mesmo tempo parecia algo impossível. E o ProJovem veio me ajudar a superar as barreiras e a vencer meus limites, uma grande oportunidade não só para mim, mas para os demais colegas de sala de aula. O conhecimento nos liberta”, disse a estudante.
EDUCADORES CAPACITADOS
Boa parte do sucesso do ProJovem Urbano se deve à participação ativa dos educadores, que se transformam em orientadores dos alunos. Para participarem do programa, os professores precisam passar pelo curso para entenderem o perfil social do projeto.
Um processo seletivo é realizado para escolha dos profissionais e estes passam ainda pelo curso de Formação Inicial com 160 horas, onde os mesmos conhecem a base pedagógica do projeto. Existe ainda a capcitação em Formação Continuada, com 12 horas mensais.
“O educador vira uma espécie de ‘cuidador’ da turma e precisa estar atento aos problemas dos alunos, seja no tocante a evasão escolar, pois a maioria já desistiu de estudar várias vezes, seja com relação ao aprendizado do aluno, que precisa ter pelo menos 75% de participação das aulas e entrega de trabalhos”, disse uma das diretoras pedagógicas do Projeto, Anelise César.
De acordo com o coordenador executivo do ProJovem na Setecs, Rodrigo Camargo, em outubro será concluído mais uma etapa do projeto e ainda não há previsão de abertura de novas turmas no Estado. “No total, os participantes do programa possuem uma carga horária de duas mil horas aulas, sendo 1.440 realizadas em sala de aula e 560 em atividades extracurriculares, como leitura e ações comunitárias.
INCLUSÃO SOCIAL
O ProJovem é um programa focado na educação e, sobretudo, na inclusão social. Os participantes do programa são em sua maioria oriundos das classes menos favorecidas da população. Muitos deixaram a escola para trabalhar, porque precisavam ajudar no sustento da família.
Entre os vários benefícios do projeto está a Bolsa Auxílio de R$ 100 mensais e o fornecimento da merenda escolar, que para alguns acaba sendo a única refeição do dia. As aulas do ProJovem ocorrerem à noite, como forma também de reduzir o índice de desistência dos participantes.
“O Governo do Estado reconhece a importância do ProJovem Urbano na vida de muitos mato-grossenses, por isso não poupou esforços para atender os estudantes da melhor forma possível. O resultado pode ser visto no percentual em torno de 60% de participantes que entraram no programa e concluiram todas as etapas, número este bem superior às médias nacionais”, disse o secretário-adjunto de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior.
Fonte:SETECS/MT