Projeto prevê contratação de enfermeiros para escolas de Estado

Projeto de Lei prevê a contratação de profissionais de enfermagem para escolas da rede pública do Estado. O autor, deputado Airton Português (PSD), entende que a finalidade da proposta é reduzir atendimentos emergenciais e ambulatoriais em hospitais, policlínicas ou postos de saúde nos municípios. Há em Mato Grosso 737 escolas públicas.

Conforme o projeto de lei, a presença do profissional de enfermagem na escola tem o objetivo de prevenir acidentes, acompanhar integralmente a saúde dos estudantes e funcionários da própria escola. “Esses procedimentos trarão hábitos positivos que contribuirão para uma melhor qualidade de vida à comunidade escolar”, avalia Português.

O artigo 2º do projeto aponta que cada unidade escolar deverá contar com profissionais da área em tempo integral e devidamente uniformizados. Além disso, terá um espaço adequado para a atuação do enfermeiro, que ficará dentro da unidade de ensino e funcionará como sala de primeiros socorros.

O projeto também prevê a utilização de equipamentos essenciais para o desempenho do profissional de saúde. Devem ser adquiridos uma maca de transporte, mesa, cadeiras, estetoscópio, aparelhos de medição de pressão arterial, entre outros.

APRESENTAÇÃO – O projeto foi apresentado pelo deputado em plenário na sessão noturna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (12). Depois segue à Comissão de Saúde, que analisa se a proposta é pertinente ao setor. Depois, vai para a CCR (Comissão de Constituição de Justiça e Redação) e a seguir para votação em plenário.
Fonte:Ass.Assembleia legislativa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo