GERAL

Motociclistas se arriscam furando semáforos no centro da cidade

Avenida Amazonas esquina com a Dom Pedro II, um dos cruzamentos mais movimentados no centro de Rondonópolis, local onde motos, carros e ônibus que saem da Vila Aurora com direção ao centro da cidade se encontram, deixando o trânsito lento, devagar, quase parando.

No entanto, uma cena tem se tornado a cada dia mais comum, neste cruzamento é o avanço do sinal vermelho; são dezenas de motoristas que se arriscam furando o sinal. Não somente neste cruzamento como em diversos da região central da cidade como foi flagrado pela reportagem da Folha Regional.

Por outro lado, vale destacar que há semáforos em Rondonópolis com a chamada fiscalização eletrônica, onde esse tipo de ação acaba sendo coibida, pois a multa é quase que imediata. Um desses pontos está no cruzamento da Dom Pedro II com a Dom Wunibaldo, onde a fiscalização consegue flagrar não somente o avanço do sinal, mas ainda o limite de velocidade que é de 40 quilômetros por hora e o avanço da faixa de pedestres.

Vale ainda lembrar que o avanço do sinal, nesse sistema eletrônico é registrado entre as 22h30 às 6 horas da manhã. Nestes locais, devido a fiscalização, o índice de apressadinhos é bem menor.

O que tem contribuído também para que os motociclistas avancem os semáforos é o fato de que a luz vermelha nas transversais às avenidas tem ficando acessa por um período maior, o que ajuda, em tese, o apressado a avançar.

No entanto, os valores para das multas para quem fura o sinal é R$ 293,47 e de acordo com o Artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro, a penalidade por furar farol vermelho é multa gravíssima e gera 7 pontos na carteira de motorista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo