Representantes do Corpo de Bombeiros Militar que desenvolvem trabalhos sociais nas 12 Bases Comunitárias de Segurança de Cuiabá e Várzea Grande se reuniram nesta segunda-feira (04.05), no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, para discutir a implantação do projeto Sala Verde nas bases.
Segundo a coordenadora do projeto em Cuiabá, bióloga Lucimar Brito da Palma, o objetivo é realizar um trabalho integrado com o Corpo de Bombeiros levando para as Bases Comunitárias atividades com reaproveitamento de resíduo sólido, palestras sobre meio ambiente, mini cursos, oficinas e trilhas ecológicas.
O trabalho do projeto Sala Verde será desenvolvido com crianças e adolescentes das comunidades atendidas pelas Bases.
Na próxima semana, os representantes bombeiros de cada Base irão visitar as instalações do projeto, em Cuiabá. Nos dias 25, 26 e 27 deste mês, o projeto Sala Verde dá início a cursos sobre meio ambiente na Base Comunitária Beira Rio.
SALA VERDE – O projeto Sala Verde está presente em 299 estados da federação e é coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. O projeto consiste no incentivo a implantação de espaços sócio-ambientais pelo país, com objetivo de construir uma formação ambiental.
BASES – As Bases Comunitárias de Segurança foram idealizadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para atuar diretamente nos bairros da Grande Cuiabá. O objetivo é diminuir a criminalidade e estreitar as relações entre os órgãos atuantes e população.
As Bases oferecem à comunidade o trabalho integrado das polícias militar e civil, Corpo de Bombeiros e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), com os serviços de registro de ocorrências de pequeno e grande porte, emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade, orientação na prevenção de acidentes domésticos, vistorias técnicas em edificações, entre outros, além do policiamento ostensivo e preventivo.
Atualmente Cuiabá e Várzea Grande contam com 12 Bases Comunitárias de Segurança, sendo 10 em Cuiabá e duas em Várzea Grande.
Assessoria Corpo de Bombeiros MT