POLÍTICA

Deputado bolsonarista diz que estudantes de cidade da Boate Kiss merecem ser queimados

O bolsonarista Bibo Nunes (PL), deputado federal não reeleito, afirmou em uma live que estudantes das universidades federais dos municípios de Pelotas e Santa Maria merecem ser "queimados vivos". Após o vídeo viralizar, o deputado alegou que sua fala foi editada, apesar de a declaração ser clara como mostra a íntegra do vídeo exigida abaixo.

Nunes havia usado as redes sociais para atacar um protesto de alunos da Universidade Federal de Santa Maria contra o contingenciamento de verbas para as instituições de ensino superior por parte do governo federal. A cidade ficou marcada pela tragédia da boate Kiss, quando um incêndio matou 242 pessoas, boa parte deles estudantes da cidade, e feriu mais de 600 em 2013.

Em uma live, no último dia 9, ele tachou os estudantes de "inúteis" e e afirmou que eram ricos alienados.

"Ser rico não é problema. Agora, ser rico e não ter noção, como esses daí, ser rico e não ter noção, são uns coitadinhos. É o filme 'Tropa de Elite'. Sabe o quê que aconteceu? Olha o filme um. Pegaram aqueles coitadinhos, aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. Queimaram vivos dentro de pneus! E é isso que estes estudantes alienados, filhos de papai, que têm grana, merecem. Não que eu queira isso, mas merecem”, afirmou.

REAÇÕES
O ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, que também foi candidato a deputado federal, mas pelo PDT, e não se elegeu, chamou o ataque do deputado de "injusto e covarde" e defendeu os estudantes, através de um vídeo postado nas redes sociais.

"Ofendeu e desqualificou estudantes e suas famílias que se manifestaram pacificamente contra os cortes que vêm sendo feitos na educação, na saúde e na ciência para alimentar o orçamento secreto. E que, entre outras coisas, impossibilita que eles continuem os seus estudos e que a ciência avance. É um ataque arrogante, carregado de ódio, sem nenhum sentimento humano", afirmou.

A deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL RS) afirmou à coluna que seu partido irá apresentar uma representação no Conselho de Ética na Câmara dos Deputados e fazer uma denúncia ao Ministério Público.

"É criminosa a declaração de Bibo Nunes desejando que estudantes da UFSM morram queimados. Além de fazer apologia à violência, é desumana pois em Santa Maria, 242 jovens morreram no incêndio da Kiss. O bolsonarismo é assim! Propaga ódio, mentira e violência", disse.

Diante da repercussão negativa, Bibo Nunes foi ao Facebook, na última segunda (17), dizer que o vídeo foi editado de forma fraudulenta e responsabilizou o ex-reitor, apesar de o vídeo estar circulando na imprensa.

Veja abaixo, na íntegra, o que o deputado disse. As falas mais agressivas aos estudantes de Pelotas e de Santa Maria podem ser conferidas à partir do minuto 10:50 do vídeo.

 

Da Redação – (com informações do 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo