EDUCAÇÃO

Pátio entrega projeto de cursinho à Câmara

A proposta de criação do Cursinho Pré-Vestibular gratuito em Rondonópolis, deve resultar na união do Poder Executivo e do Poder Legislativo, em prol da garantia do ingresso dos jovens das famílias mais humildes às universidades públicas. O prefeito José Carlos do Pátio fez a entrega do projeto à Câmara Municipal, nesta terça-feira, dia 24 de março, e já conta com o apoio de vereadores das diversas bancadas para aprovação. Pátio garante que o modelo a ser adotado vem das bases populares para oferecer oportunidades aos jovens da comunidade.
O projeto apresentado pelo prefeito é resultado do trabalho da equipe da Secretaria de Educação do Município e acata a decisão do Movimento Negro que já oferecia o cursinho de forma voluntária, desde 2006. A previsão é criar quatro unidades para atender 400 alunos no Jardim Europa, Vila Operária, Vila Olinda e Cidade Salmen, em 2009. O secretário Sílvio Moisés Negri, aposta na possibilidade de criar outras duas unidades, no Conjunto São José e Jardim Iguaçu, a partir de 2010.
Além de remunerar os professores que antes trabalhavam de forma voluntária, a prefeitura vai se responsabilizar pela confecção das apostilas elaboradas pelo Movimento Negro. A criação do cursinho, na avaliação do prefeito, consolida uma política de inclusão social. “Nossa administração vai ter essa política”, disse.
A aula inaugural do cursinho é sobre a história de Mato Grosso e vai ser ministrada pelo prefeito de Cuiabá e idealizador do projeto na capital, Wilson Santos. O prefeito disse que o convite atende um pedido de Santos. O presidente do Legislativo, vereador Hélio Pichioni, avalia que o projeto desperta a igualdade social e dá oportunidade para os jovens carentes disputarem uma vaga na universidade. Ele acredita que o projeto vai ser aprovado de forma tranquila.
O professor doutor Flávio Nascimento, integrante do Movimento Negro, avalia que a aprovação do projeto vai oficializar a fusão dos movimentos sociais com o Poder Público. O movimento trabalha com a possibilidade de abrir uma quinta unidade para atender os interessados que não podem frequentar as aulas noturnas, no período de segunda a sexta-feira. Essa unidade deve funcionar nos finais de semana. Nascimento explica que vai buscar apoio financeiro da Fundação Palmares, em Brasília.
Os vereadores Reginaldo Santos; Ananias Martins de Souza Filho; Lourisvaldo Manoel de Oliveira, O Fulo; Cido Silva e Adonias Fernandes reforçaram o apoio hipotecado pelo presidente da Casa. A expectativa agora é pela apresentação do projeto de criação do passe-livre na cidade. O ato de entrega do projeto, na sala de reunião do Legislativo Municipal, teve a participação dos integrantes do Movimento Negro, inclusive o presidente da entidade, Antutérpio Dias Pereira.
ASCOM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo