28.3 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Programa da OAB atende estudantes de Rondonópolis, Guiratinga, Itiquira e Pedra Preta

Cerca de mil e duzentos estudantes da região já foram atendidos pelo programa “Direitos Humanos  Para Todos”, realizado pela Comissão de Direitos Humanos da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondonópolis. As palestras são realizadas gratuitamente e, além de Rondonópolis,  a iniciativa também inclui os municípios de Guiratinga, Pedra Preta e Itiquira.

O programa começou em março deste ano e segundo o advogado Tales Passos de Almeida, presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), a repercussão é positiva.

“A finalidade é levantar a discussão com base na teoria moderna dos Direitos Fundamentais e na Constituição Federal. Queremos chamar a atenção dos alunos para a questão dos Direitos Humanos, despertando neles o interesse pelos princípios da Igualdade, Liberdade e Fraternidade – que estão na origem dos direitos fundamentais”, explica.

As palestras levam informações sobre a história desses direitos, como eles foram transformados em leis e como se dá a aplicação dentro da legislação brasileira. Os palestrantes mostram exemplos práticos, retirados do cotidiano, e esclarecem as dúvidas dos jovens e adolescentes.

“Queremos contribuir para a boa formação desses estudantes, para que eles também possam ajudar na criação de uma cultura de respeito aos direitos humanos na nossa comunidade. Sei que a idéia é ambiciosa, mas estamos fazendo um trabalho de formiguinha, buscando fazer a nossa parte da forma que podemos”.

PALESTRAS

Em Rondonópolis o programa já realizou palestras nas escolas estaduais Elizabeth Freitas Magalhães (Jd. Atlântico) e Sagrado Coração de Jesus. A palestra mais recente foi realizada nesta semana na escola Pedro Ferreira, no distrito guiratinguense de Vale Rico. Também em Guiratinga a equipe já havia visitado a escola Santa Terezinha.

O atendimento às escolas de Pedra Preta deve ocorrer agora no mês de junho e, no próximo mês, será a vez do município de Itiquira.

O foco preferencial do programa é o atendimento aos estudantes de escolas públicas e privadas. Mas a comissão também está aberta a pedidos de outras organizações – como associações de moradores, sindicatos ou igrejas.

Não é preciso pagar nada para solicitar as palestras. Basta fazer o agendamento ligando diretamente para o presidente da Comissão de Direitos Humanos, através do telefone (66) 99655-6648.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO