30 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Profissionais do Nasf orientam idosos a envelhecer com qualidade de vida

Homens e mulheres da geração melhor idade merecem viver mais e melhor. Esta é a avaliação da equipe de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Rondonópolis – Nasf que trabalha para ajudar pessoas da comunidade a envelhecerem com qualidade de vida. A equipe atua de forma integrada com os técnicos das unidades do Programa de Saúde da Família PSFs em atividades especiais para estimular alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Na manhã desta quarta-feira (30), o grupo de idosos assistidos pelo PSF Dom Bosco recebeu lições de reeducação alimentar e participou de atividades físicas e dinâmicas realizadas no Horto Florestal. Teve relaxamento, caminhada em grupo e lanche saudável durante o evento organizado pela nutricionista Luzimary Aparecida de Souza, a assistente social Sandra Rodrigues Chaves e a educadora física Jaqueline Alves Gonçalves, junto com a enfermeira Thais Fernanda.

Luzimary Souza avalia que além de estimular a alimentação saudável e a prática constante de atividades físicas, a ação serve para ajudar as pessoas da geração melhor idade a se socializarem. “Nessas atividades nós trabalhamos para melhorar a saúde emocional, fazer a reeducação alimentar e também a socialização dessas pessoas. Os idosos que participam são sempre mais sorridentes, alegres e comunicativos”, comenta.

A iniciativa beneficia grupos de idoso das oito unidades atendidas pela equipe do Nasf. Na segunda-feira (28) a atividade no Horto Florestal foi com os grupos dos PSFs João de Barro e Parque São Jorge.

Pacientes e funcionários das unidades de PSF também recebem assistência nutricional da profissional do Nasf. Luzimary Souza conta que oferece atendimento individual para crianças, idosos, pessoas com diabetes e hipertensão e grupos de gestantes. A ação beneficiou também alunos da Escola Municipal Daniel Paulista Campos, no Parque das Rosas, com a pesagem e o levantamento do Índice de Massa Corpórea – IMC. Os casos identificados de sobrepeso e obesidade são encaminhados para acompanhamento no Ceadas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO