25.8 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Profissionais de saúde participam de curso para aprimoramento do processo de doação de órgãos

Um total de 16 profissionais de saúde de quatro municípios de Mato Grosso participaram, nesta quinta-feira (05.10), em Cuiabá, de uma capacitação que busca aprimorar o processo de doação de órgãos do Estado. O curso teve apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e foi executado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Foram capacitados médicos e enfermeiros que atuam nas unidades públicas e privadas de emergência e urgência dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Primavera do Leste e Rondonópolis.

A SES-MT, por meio da Central Estadual de Transplante, foi responsável pela seleção e inscrição dos trabalhadores, além de intermediar a capacitação no Estado.

O curso ocorreu das 8h às 17h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. As aulas foram ministradas pelos enfermeiros do Hospital Albert Einstein José Maria do Nascimento Neto e Dayana Aparecida Martins Corrêa.

Durante o encontro, os profissionais aprenderam a identificar elementos que compõem a experiência da família na emergência e urgência no processo de doação de órgãos. No curso, também foram abordados os aspectos legais, éticos e as etapas do processo de doação de órgãos no Brasil.

A coordenadora da Central Estadual de Transplante da SES, Anita Ricarda da Silva, avaliou positivamente a capacitação e destacou a importância das discussões para o aprimoramento dos serviços ofertados no Estado, visto que a cirurgia de doação de órgãos é realizada onde o doador estiver, seja em hospital público ou privado, desde que o local disponha de estrutura adequada.

“Estamos empenhados nas capacitações dos profissionais de saúde que atuam nas unidades notificadoras do Estado, sejam elas públicas ou privadas. O objetivo é que elas sejam atuantes e efetivas na condução do processo de doação de órgãos e tecidos. Dessa forma, aumentamos o número de captações e doações no estado de Mato Grosso, beneficiando inúmeras de pessoas que aguardam na fila”, concluiu Anita.

Fonte Secom_MT 

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO