Profissionais de saúde do município participam de capacitação sobre hanseníase

Começam nesta terça-feira (21) as palestras de capacitação sobre hanseníase para os agentes comunitários de saúde, acadêmicos Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também os enfermeiros da rede municipal de saúde. O primeiro encontro vai acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com parte dos agentes comunitários.
De acordo com a gerente do departamento de Ações Programáticas do município, Mariuva Valentim Chaves, há algumas décadas a hanseníase tem sido considerada um problema de saúde pública em Rondonópolis, por conta do grande número de casos diagnosticados. A confirmação desses casos tem motivado uma atenção especial do serviço de saúde pública com o desenvolvimento de ações voltadas para o controle da doença.
A sensibilização dos profissionais da saúde sobre a doença é uma das ações, visto que somente ano passado foram notificados 96 casos novos da doença, e neste ano até o momento foram 54 casos notificados, que se encontram em tratamento nas unidades do município.
Os profissionais vão conhecer um sobre como está a presença da hanseníase no Brasil e mundo, a história da hanseníase, informações sobre diagnóstico, tratamento, prevenção, reabilitação e também sobre a Reabilitação baseada em comunidade – CBR, tudo sobre a explanação do enfermeiro Manfred Robert Göbel, da Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos (DAHW).
Nesta terça, a capacitação acontece das 13:30 às 17 horas e na quarta-feira (22) das 7:30 às 11 horas também com agentes comunitários de saúde no auditório da SMS, das 13:30 às 17 horas no auditório da UFMT com alunos dos cursos de biologia, enfermagem e medicina. A programação encerra na quinta-feira (23), das 7:30 às 11 horas para os enfermeiros no auditório da SMS.