Profissionais da Saúde de Rondonópolis se preparam para receber lote de vacinas da Pfizer

Coordenadores e profissionais de aplicação da vacina de Rondonópolis estão passando por nova capacitação técnica, nesta sexta-feira (23), para a entrada da vacina contra Covid-19 do laboratório Pfizer que deve começar a chegar ao município na primeira semana de maio. O curso está sendo ministrado pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações por meio do Ministério da Saúde (MS).
De acordo com MS, a vacina de plataforma RNA-mensageiro sintético tem suas características específicas que demanda armazenamento à baixa temperatura (entre -90°C e -60°C) por até seis meses ou na embalagem da Pfizer a base de gelo seco por até 30 dias e em refrigerador comum por até cinco dias.
Sendo assim, entre os conteúdos da capacitação está o recebimento das doses, embalagem: visão geral e cadeia de frio, opções para armazenamento no local, preparação e administração, relato de evento adverso e fontes de consulta.
A Pfizer afirma que a vacina aprovada pela Anvisa em fevereiro deste ano, mostra eficácia de 95%, após estudos da fase três realizados com 44 mil voluntários e publicados em revista científica qualificada sendo necessário a aplicação de duas doses com intervalo de 21 dias.
O Governo Federal adquiriu um total aproximado de 1.000.350 doses a serem distribuídos entre os municípios brasileiros, porém ainda há quantidade definida para Rondonópolis e nem data estimada para início das aplicações, uma vez que depende da logística da entrega. Enquanto isso os profissionais da saúde continuarão aplicando doses da CoronaVac e da AstraZeneca, conforme for recebendo do Ministério da Saúde.
Fonte: Da Assessoria