Professores participam de palestra de especialista sobre avaliação na educação infan

O auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus ficou lotado de professores da rede municipal de ensino na noite desta quarta-feira (4) para participar da palestra sobre Avaliação em Educação Infantil, com a professora doutora em Educação, Elisandra Godoi.
A professora Elisandra, que tem mestrado e doutorado em Educação pela Unicamp (Universidade de Campinas) e desempenha suas atividades acadêmicas em duas instituições de ensino superior: Universidade Padre Anchieta de Jundiaí-SP e da Universidade São Marcos, no Campus Paulínea-SP, é autora do livro “Educação Infantil: um encontro com a realidade”.
Ela é a terceira especialista em Educação de renome nacional que vem a Rondonópolis para participar do Ciclo de Palestra 2013 – As Políticas Educacionais para a Infância: um desafio permanente, que é realizado pela Secretaria Municipal de Educação e está na terceira etapa.
Ao todo serão realizados cinco encontros com professores, diretores e coordenadores da Educação Infantil no município e doutores de renome nacional. Antes da palestra de Elizângela, foram realizadas as palestras com os doutores Fúlvia Rosemberg e Ordália Almeida.
“Os professores de nossa rede nos cobram e nós entendemos a necessidade da formação continuada para a educação infantil. Então, nestes encontros é discutido o fazer pedagógico na escola, tendo em vista que temos a universalização das crianças em idade de pré-escola até 2016. A proposta é ouvir palestrantes de renome no assunto, estudarmos o que o MEC (Ministério da Educação) propõe para crianças desta idade e depois fazermos a análise e o que cabe na nossa realidade”, destacou a secretaria municipal de Educação, Ana Carla Muniz.
Em sua palestra, a professora Elisandra disse que a avaliação é fundamental para medir se o trabalho que está realmente tendo resultado no desenvolvimento da criança. Porém, o educador deve tomar alguns cuidados nessa hora.
“Há ainda a ideia equivocada de que a educação infantil deve ser um preparatório para o ensino fundamental. Muitas vezes a avaliação ocorre nesse mesmo sentido, comparando as crianças entre si e estabelecendo um padrão”, observou a pedagoga e doutora em Educação Elisandra Godoi.
Ela considerou que o foco deve sempre ser o indivíduo, no sentido de registrar sua evolução e não de classificá-lo e compará-lo com os demais. Para a pedagoga, a avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos. Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. Muito mais do que isso, a avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo.
Depois desta palestra com professora doutora Elisandra, virá a Rondonópolis o doutor Vital Didonet, agendado para 4 de outubro. A quinta e última etapa será um encontro entre os técnicos da Secretaria Municipal de Educação os profissionais que participaram das discussões para encaminhamentos a serem realizados na Educação Infantil no próximo ano. Este último encontro ocorrerá em 8 de novembro.