28.3 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Professora é eleita para integrar Academia Rondonopolitana de Letras

A professora Cancionila Janzkovski Cardoso é a mais nova integrante da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL). Ela foi eleita nesta semana para ocupar a cadeira de número 10, que tem como patrono o saudoso escritor e advogado Wilson Ferreira Lemos.

Conhecida carinhosamente como professora Kátia, a nova acadêmica é doutora em Educação e professora credenciada do programa de pós-graduação da UFR. Ela também atuou durante muitos anos como professora da UFMT.

Em conversar com a reportagem do Regional MT o presidente da ARL, Paulo Isaac, disse que a eleição da professora é uma honra e enriquecerá o quadro de membros da Academia.

“Foi eleita uma mulher, com produção significativa nas áreas da formação de professores no campo da alfabetização e letramento, os pilares dos objetivos da Academia. Prova de sua importância para todos nós é que no dia em que foi publicada a sua eleição, já recebemos manifestações de congratulações da ABALF – Associação Brasileira de Alfabetização e de membros da ALFA BRASIL e de dezenas de pessoas de Rondonópolis e Mato Grosso”, destacou.

Paralelamente a atuação pedagógica, Cancionila se destacou como escritora abordando temas relacionados à alfabetização, leitura e escrita. Ela publicou quatro livros e venceu três prêmios literários.

Com textos publicados nas principais revistas acadêmicas do país, ela também se projetou como ativista cultural. Cancionília é ajudou a fundar o Grupo de Pesquisas Alfabetização e Letramento Escolar (Alfale) e se dedica a difundir conhecimentos visando o aprimoramento da pedagogia no país.

OUTRA CADEIRA

Conforme Paulo Isaac, o processo de escolha ocorreu de forma transparente e demonstrou a importância da ARL no município.

“A academia primou em realizar um processo de escolha com critérios objetivos de produção literária e de mérito. Tivemos uma quantidade significativa de inscritos, fato que indica a confiabilidade dos escritores em nossa entidade”, disse Paulo Issac.

Em relação à cadeira de número 12, que também está vaga e tem como patrono José Yousef Merhi, nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos. Por isso, a diretoria da Academia Rondonopolitana de Letras realizará um segundo turno entre os dois candidatos mais votados.

Por questões estatutárias os nomes dos candidatos não foram divulgados. Ainda não há data definida a segunda e definitiva eleição.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO