Professora de Nutrição da UNIC dá dicas para manter a alimentação saudável

Mais um semestre iniciando e aquela energia positiva e contagiante espalhada pelo campus. Este sentimento unânime trás também muitas expectativas sejam estas de reencontrar os colegas, de aumentar a rede de contatos, de estudar aquele conteúdo tão esperado ou mesmo de finalmente terminar o último semestre da faculdade. Devido a todas estas expectativas, a professora de Nutrição da Universidade de Cuiabá – UNIC, Claudia Gomes montou um cardápio especial para ajudar estes alunos a continuarem com uma alimentação saudável.
Claudia afirma que além de foco, determinação e comprometimento precisamos estar bem dispostos, preservando assim os horários destinados ao sono, práticas diárias de atividades físicas, como uma simples caminhada. E claro seguir uma rotina alimentar adequada, para que possamos manter nosso metabolismo ativo, evitando longos períodos de jejum seguidos por compulsões alimentares. Por que isso ocasiona um desequilíbrio nutricional em seu organismo e consequentemente pode contribuir para uma queda no rendimento dos estudos.
Claudia ressalta que devemos fazer pelo menos 3 refeições diariamente (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis entre o café da manhã e almoço e entre almoço e jantar é de extrema importância, exigindo assim uma atenção especial, principalmente na hora das escolhas alimentares que devem ser alimentos com alto valor nutritivo. Veja abaixo algumas sugestões para que você possa organizar suas refeições no dia a dia.
Regra geral: incluam nas três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) alimentos com fonte de carboidrato, proteína, fibras (frutas, verduras e legumes) e nos dois lanches entre estas refeições optar por frutas, sucos ou iogurtes com baixo teor de gorduras.
Refeições
Café da manhã
(Em casa)
Pão francês integral + presunto magro+ leite com café
(Na Faculdade/trabalho)
Sanduiche de Queijo quente+suco de fruta natural sem açúcar. Um salgado assado pode ser uma opção em substituição a sanduiche. Fuja de frituras e massas folhadas.
Lanche da manhã e lanche da tarde
(Em Casa)
Salada de fruta com iogurte natural OU uma porção de biscoito OU bolo integral* pode ser uma alternativa.
(Fora)
Frutas secas (damasco, ameixa, uva passas, tâmaras, banana passas), frutas frescas ( maçã, banana, pera, etc).
Uma barra de cereais ou mesmo um copo de suco misto pode ser uma alternativa. Atenção para as barrinhas com cobertura de chocolate, o teor de açúcares é muito alto. Lembre-se reduza o consumo de açúcares, principalmente os de adição.
Almoço – Em Casa
Arroz integral + feijão (ou outra leguminosa como grão de bico, lentilha)+ carne magra grelhada+ salada de folhas +legume cozido.
Sobremesa: fruta
Evite consumir líquidos durante as refeições, pois compromete a digestão.
Almoço – Fora
Procure locais onde você possa fazer suas escolhas, por exemplo, restaurantes a quilo, lembre-se um alimento de cada grupo, por exemplo se pegar macarrão, não pegue batata, arroz, mandioca pois o carboidrato em excesso quando não utilizado pelo organismo é responsável pelo aumento de peso.
Não substitua esta refeição por sanduíches ou mesmo salgados.
Jantar
Optando por uma refeição estruturada priorize os vegetais e proteínas magras, nesta refeição é importante reduzir o consumo de alimentos ricos em energia e gorduras.
Caso você opte por realizar um lanche saudável no momento do jantar, prefira o consumo do pão integral. Alimentos fontes de proteínas também devem ser incorporados, podendo optar pelo grupo das carnes (atum, frango) ou um queijo branco. Mas não acrescente molhos excessivamente gordurosos, como as maioneses e queijos cremosos e mais uma vez evite bebidas açucaradas. Não se esqueça de enriquecer o lanche com vitaminas e minerais, incluindo as verduras e os legumes.