GERAL

Com instalação de radares índices de acidentes caem na cidade

Os reflexos positivos com a instalação dos radares já começam a aparecer. Segundo dados dos hospitais, órgãos ligados ao trânsito e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a redução no número de acidentes refletiu, de forma significante, nos atendimentos realizados. De novembro a dezembro de 2013, foram registrados 701 acidentes entre ilesos, lesões leves e graves. Já de novembro a dezembro de 2014, mesmo período, este número foi de 359.

Dados fornecidos pelo Pronto Atendimento de Rondonópolis (PA) apontam queda de 67,21% no número de atendimentos a pacientes vítimas de acidente de trânsito, isso comparando ao mês de maio ao mês de dezembro – quando os aparelhos já estavam instalados. Já o Hospital Regional, apresentou uma redução significativa no número de atendimentos por traumas decorrentes de acidentes de trânsito.

O Samu apontou uma redução de 51,21% no atendimento por traumas provocados por acidentes de carros e motos, nos períodos de novembro e dezembro de 2013 e os mesmos meses de 2014. A secretaria de Transporte e Trânsito (Setrat), por meio do responsável da pasta Argemiro Ferreira, explicou que as quedas no atendimento em hospitais e também do Samu são resultados positivos do funcionamento dos radares instalados nos anos de 2014 e que começaram a funcionar em novembro do mesmo ano.

“Aqueles que trafegam na velocidade permitida e que respeitam as leis de trânsito não terão problemas, além de contribuir para que estes índices diminuam. Nós, da administração, ficamos satisfeitos com estes dados e esperamos que eles se tornem ainda menores nos próximos anos. Ganha a população e ganha a administração pública que diminui os gastos com saúde”, fala.

Outro ponto apresentado pelo secretário é que há um projeto para troca de aparelhos no quadrilátero central, que vai garantir, de forma digitalizada, o sincronismo dos semáforos. A medida vai proporcionar o fluxo rápido dos veículos, principalmente em horário de pico.

REGULARIZAÇÃO

Outro dado importante foi o aumento do número de condutores que tem procurado a Ciretran para regularizar seus veículos, além da grande procura nas auto escolas por usuários que desejam fazer ou atualizar suas habilitações. O secretário afirma que estas atitudes são decorrentes às blitz feitas pela Setrat em parceria com a Polícia Militar da cidade.

“Muitos estão querendo regularizar sua situação e andar corretamente, com documentos em dia. Vamos continuar trabalhando para garantir uma trafegabilidade segura e que proporcione conforto e segurança para os nossos condutores”, conclui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo