GERAL

Procon-MT registra mais de 17 mil reclamações no primeiro semestre de 2019

No primeiro semestre de 2019, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do Estado (Procon-MT) registrou 17.546 reclamações em Mato Grosso, quase 5% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Deste montante, 11.010 foram registradas de forma presencial e outras 6.536 de modo online, pela plataforma www.consumidor.gov.br.

Pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que corresponde aos atendimentos presenciais, a área “Serviços Essenciais” foi a mais reclamada do primeiro semestre de 2019, com 6.296 reclamações. Em seguida vem a área “Assuntos Financeiros”, com 1.832 registros; seguida de “Serviços Privados”, com 1.228 atendimentos.

Ainda no ranking semestral do Sindec, a área “Produtos”, ocupa o quarto lugar, com 1.222 registros. Em quinto aparece “Alimentos”, com 166 procedimentos, e em sexto, com 177 registros, a área “Saúde”. Em último lugar, com 89 registros, está “Habitação”.

*Ranking semestral do Consumidor.gov, ver tabela 1.

Ranking mensal

Em junho foram registradas pelo Procon-MT 2.899 reclamações de consumidores. Deste total, foram 1.842 registros pelo Sindec, enquanto que no atendimento online, pela plataforma www.consumidor.gov.br, registrou-se 1.057 reclamações.

No Sindec, em junho, a área "Serviços Essenciais” também se manteve na liderança de reclamações, com 1.051 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores ainda é “Energia Elétrica”, que fechou junho com 581 registros. Em relação à energia, o problema mais reclamado é “cobrança indevida/abusiva”, com 306 reclamações.

Na sequência de assuntos, aparecem a área “Água/Esgoto”, com 257 registros; seguido de “Telefonia Celular”, com 132 reclamações. Nesses dois assuntos, a cobrança indevida também se mantém como problema mais frequente apresentado pelos consumidores.

O segundo lugar é ocupado pela área "Assuntos Financeiros", que apresentou em junho 326 reclamações, sendo: 88 registros para “Banco Comercial”, 82 para "Cartão de Crédito" e 70 para “Financeira”.

A área “Serviços Privados” ficou na terceira posição, com 213 registros. No assunto “TV Por Assinatura” foram registradas 53 reclamações. “Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)” foram 39 e “Informática (Provedor de Acesso a Internet)” 25 registros.

Na quarta posição aparece “Produtos”, com 206 registros. Já a área “Saúde” subiu para o quinto lugar do ranking, com 26 reclamações. Em seguida aparece “Habitação” com 14 registros. Na sétima e última posição do ranking está "Alimentos", com seis registros.

*Ranking de junho do Consumidor.gov, ver tabela 2.

Tabela 1. Ranking Semestral/ www.consumidor.gov.br:

De 01 de janeiro a 30 de junho de 2019, o Procon-MT registrou 6.536 reclamações pela plataforma www.consumidor.gov.br :

Posição Área
Nº de reclamações

1º – Telecomunicações – 2.586

2º – Serviços Financeiros – 2.007

3º – Produtos de Telefonia e Informática – 600

4º – Transportes – 492

5º – Demais Serviços – 264

6º – Demais Produtos – 253

7º – Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos – 203

8º – Turismo/Viagens – 59

9º – Saúde – 57

10º – Alimentos – 09

11º – Água, Energia e Gás – 04

12º – Educação -01

13º – Habitação – zero

Tabela 2. Ranking de junho/ www.consumidor.gov.br :

Em junho de 2019, o Procon-MT registrou 1.057 reclamações pelo www.consumidor.gov.br :

Posição Área – Nº de reclamações

1º – 'Telecomunicações' – 393

2º – Serviços Financeiros – 345

3º – Transportes – 89

4º – Produtos de Telefonia e Informática – 84

5º – Demais serviços – 55

6º – Demais produtos – 39

7º – Produtos eletroeletronicos e eletrodomesticos – 26

8º – Saúde – 14

9º – Turismo/Viagens – 10

10º – “Alimentos” e “Água, Energia e Gás” – 01

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