GERAL

Pátio assina primeiro convênio com Governo do Estado

O primeiro convênio assinado entre o Executivo Municipal e o Governo do Estado vai oferecer aos moradores de Rondonópolis 1.116 casas populares. O lançamento do projeto aconteceu na manhãdeste sábado, 8 de agosto, durante o mutirão realizado na Praça Bom Jesus da Vila Operária. As casas vão beneficiar moradores dos bairros Antônio Geraldino, Sítio Farias, Bonifácio Sachetti e Edelmina Querubim Marchett. A união por meio da Caixa Econômica Federal vai investir cerca de 15 milhões de reais. Segundo o Gerente de Política de Habitação, Odair José Mendes Araújo, o estado entra com 3.448 milhões de contrapartida sendo que o município fica responsável pela doação das áreas e os projetos de infraestrutura, no valor de aproximadamente 10 milhões.

A assinatura vai garantir a adesão do projeto de habitação do município que vai beneficiar cerca de quatro mil pessoas. O convênio entre governos federal, estadual e municipal vai oferecer de forma gratuita casas populares para famílias com renda de menos de um salário mínimo.

Segundo Luis Rasia a parceria com o município tem aumentado devido o comprometimento da atual administração em dar qualidade de vida e dignidade para a população. “O prefeito José Carlos do Pátio tem uma visão diferenciada para o lado social. Por esse motivo nossa instituição é parceira nos projetos da prefeitura”, afirma.

Luis Rasia comentou ainda que a parceria vai beneficiar muitas pessoas, pois irá oferecer moradia gratuita para 1.116 famílias. “A parceria proporciona uma construção de qualidade, superior ao que se poderia alcançar trabalhando de forma individual”, disse.

Odair Mendes explica que o município já tem feito projetos de habitação no município. “De forma direta já construímos 180 casas, um loteamento para 160 famílias e até meados de setembro iremos fazer um loteamento com 650 moradias”, afirma.

O secretário de Infra-Estrutura do Estado, Vilceu Marchett, afirmou que esse é o primeiro de muitos outros convênios assinados pelo governo estadual, além de agradecer pela prefeitura ter colocado o nome de sua mãe em um dos residenciais que será construido. “Estou muito feliz não só pela homenagem à minha mãe, mas por todos os outros que foram lembrados”, finaliza.

Para o Vice-Governador Silval Barbosa a parceria entre Estado e município está apenas começando. “Estamos com o orçamento aberto e iremos começar a investir em convênios com os municípios. O governo do Estado será parceiro de Rondonópolis, pois a cidade é um pólo regional em extremo desenvolvimento. Além do mais o Estado está pronto para entrar com a contrapartida nos convênios”, explica.

Pátio comenta que o beneficio é para as pessoas extremamente carentes. “Preciso dar dignidade para o povo. A Secretaria de Promoção e Assistência Social está sendo rigorosa na hora de preencher os formulários de inscrição. Essas 1.116 casas populares gratuitas vão atender uma demanda grande”, explica. O prefeito comenta ainda que irá trabalhar junto ao poder público para garantir recursos para o município de Rondonópolis.

Na reunião estavam presentes o Vice-Governador Silval Barbosa; o Secretário de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra), Vilceu Marchett; o representante da Caixa Econômica Federal, Rodolfo da Silva Varela; os deputados Estaduais, Hermínio J. Barreto e José Riva; o secretariado municipal; os vereadores, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô, Mariúva Valentin, Adonias Fernandes, Dr. Manoel, Cido Silva, Reginaldo, Cido Silva e Milton Mutum; o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis, Darci Lovato; e o representante da Pontual Construtora, José Derli Rosa.

COMITIVA – Após a assinatura do convênio a comitiva seguiu para a vistoria das obras na Rota do Peixe. A visita a nova rodovia contou com a presença do Governador do Estado Blairo Maggi.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo