Várias pessoas estão buscando os serviços levados pelas mais diversas Secretarias do Município ao acampamento que é realizado no Parque Universitário, próximo à sede da Unisal. Esta quinta-feira (22), primeiro dia de atendimento à população, um grande número de pessoas estavam no local aproveitando a oportunidade oferecida pelo Município em aproximar os serviços públicos dos cidadãos dos bairros da Região Sudoeste da cidade. O acampamento é uma iniciativa do prefeito Percival Muniz para resolver problemas da região.
Entre os serviços oferecidos está a vacinação contra a influenza. Segundo a gerente do Departamento de Saúde Coletiva do Município, Noeny Pereira, a intenção é ampliar a meta municipal de vacinação dos grupos prioritários, buscando principalmente, idosos e crianças.
A Secretaria de Promoção e Ação Social do Município está ofertando serviços como o cadastramento no Programa Bolsa Família, segundas vias de documentos, cadastro para troca de geladeira, corte de cabelo e oficinas, como a de bordado.
Para a moradora da região, Solange da Silva Sampaio, o acampamento facilita muito a busca por serviços. “Para mim que tenho criança pequena fica muito mais fácil buscar o que preciso próximo de casa. Hoje vim retirar a segunda via da carteira de trabalho e fazer o cadastramento para o Bolsa Família. O Município está de parabéns”, explicou a moradora.
Quem também buscou atendimento no acampamento foi a moradora Josiane da Silva Souza. Segundo ela, o acampamento é uma oportunidade que lhe facilitou o acesso para fazer a confecção do Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS, serviço que é ofertado pela Secretaria de Saúde do Município, que ainda está com equipes para medição de pressão arterial, vacinação contra a gripe, e orientações sobre planejamento familiar, Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs e Aids, bem como informações sobre alimentação saudável.
Uma das Secretarias mais procuradas pelo público é a de Receita. Conforme o chefe do Departamento de Administração Tributária e Fiscal, Vilmar Souza Oliveira, quase 40 atendimentos foram feitos nas primeiras horas da manhã, especialmente, relativos ao Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU e conferência de cadastro de proprietário de imóvel.
Na Habitação e Urbanismo, por exemplo, a população pode fazer o cadastramento para programas habitacionais ou mesmo se informar sobre a documentação necessária para tal, além de poder acessar o serviço de regularização fundiária.
Ações educativas no trânsito também fazem parte da programação levada até o acampamento pela Pasta de Transportes e Trânsito do Município, que ainda oferecerá ao público a oportunidade de fazer cadastros para o passe-livre, do idoso e do portador de necessidades especiais.
Quem passar pelo acampamento terá a oportunidade de levar para casa sementes de hortaliças que são oferecidas pela Promotoria de Agricultura Familiar do Município. A intenção é incentivar o plantio de hortas.
A Secretaria de Cultura do Município participa da ação oferecendo informações, realizando o cadastramento de artistas e vendedores ambulantes para eventos. “Também terão oficinas de teatro, dança e pintura, mais apresentações culturais no sábado (24)”, destacou o gerente do Departamento de Ações Culturais, José Roberto de Souza.
Para o presidente da Unisal, Sebastião Surubi, o acampamento é uma oportunidade de fazer reivindicações e um facilitador para que as ações sejam feitas. “A Coder [Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis] já está trabalhando e várias ruas já foram recuperadas. Esta era a nossa principal reivindicação”, comemorou o presidente