Médica tira dúvidas de pacientes diabéticos em bate-papo com crianças e adultos

Sanar as dúvidas de pais e filhos diabéticos e das próprias crianças que convivem com a doença crônica. Essa é a proposta da médica endocrinopediatra, Ana Cláudia Amaral Vilela, que promoveu um bate-papo com os pacientes e os responsáveis, na tarde desta terça-feira (25), no auditório do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas. A expectativa era conseguir estimular os questionamentos que deixam de ser feitos durante as consultas.
Para tentar desinibir os participantes e estimular o esclarecimento necessário, Ana Cláudia começou a conversa fazendo perguntas às crianças sobre procedimentos como aplicação e armazenagem da insulina, realização do exame de hemoglobina glicada e os riscos que representam a hipoglicemia e a hiperglicemia, por exemplo. Esses pacientes mostraram bastante conhecimento sobre as regras que ajudam a fazer o controle da doença e obter mais qualidade de vida.
Após a palestra feita com a participação dos pacientes, o evento contou com um lanche especial com bolo diet e outros pratos prediletos da criançada. A iniciativa que comemora o Dia do Diabetes é resultado de uma parceria entre a equipe do Ceadas, dirigido por Maria Conceição de Abreu, e do Departamento de Ações Programáticas que tem a coordenação de Eliane Ormund.
Ação necessária
Elenice Maria da Silva que é secretária da Associação Rondonopolitana de Assistência ao Diabético – Arad – e mãe de criança paciente da médica Ana Cláudia, destaca a importância do evento para levar mais orientações aos pais de filhos com a doença. “Quem tem um filho diabético quer saber e entender mais sobre essa doença. Assim fica bem mais fácil cuidar das nossas crianças”, avalia.
A entidade que foi criada há dois anos – explica Elenice –pretende dar apoio aos pacientes diabéticos com informações, orientações e até medicações necessárias. A gestora comemora que a Arad conquistou o apoio da Gestão Municipal que cedeu o auditório do Ceadas para as reuniões mensais. O que vai permitir definir um cronograma de atividades para 2015.