POLÍTICA

Grupos Políticos travaram seu primeiro embate nas urnas

As eleições gerais realizadas no último domingo (26) pela União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros (Uramb) movimentaram a cidade e apontaram uma forte rejeição ao deputado estadual Thiago Silva (MDB). Ele participou diretamente do processo e foi derrotado em vários bairros, incluindo a Vila Operária e o Conjunto São José que são suas principais bases eleitorais.

Na Vila Operária, sede do maior distrito de Rondonópolis, Thiago Silva apoiou a chapa liderada pelo seu assessor, Manoel Abílio de Andrade, conhecido popularmente como Manelão. Mesmo usando toda a força de seu gabinete na Assembleia Legislativa, o parlamentar não conseguiu superar a chapa presidida pela agente prisional Jacilene Terra, a Jaci Terra. 

Jaci fez uma campanha humilde, contando principalmente com o apoio de lideranças como a Dona Ninívia e a família do Maneco da Vila Operária, um líder comunitário que já foi vice-prefeito de Rondonópolis. A disputa chegou a ser comparada à luta de Davi contra Golias, numa alusão à passagem bíblica que relata a vitória do frágil pastor de ovelhas que usou apenas uma funda e algumas pedras para vencer o gigante filisteu, que empunhava uma espada e reluzente armadura.

A outra derrota marcante de Thiago Silva ocorreu nos Conjuntos São José I, II e III. Lá o parlamentar apoiou a candidatura de Geraldo Cardozo, que é conhecido como Geraldo Pajé e também atua como assessor parlamentar. O adversário foi o vereador Investigador Gerson, que disputava a reeleição. O deputado pediu votos, transportou eleitores e mobilizou seus assessores, mas não conseguiu evitar uma vitória expressiva do investigador Gerson.

Festejado nas ruas, Gerson chegou a ser carregado por lideranças locais. Ele agradeceu o apoio da comunidade e reiterou a disposição de seguir trabalhando com humildade, dialogando com as autoridades municipais e estaduais para garantir o atendimento das reivindicações dos moradores.

Ao todo foram realizadas no domingo eleições em 95 associações de moradores filiadas à Uramb, sendo que em 22 delas houve disputa. Thiago Silva também foi derrotado em vários outros bairros, o que indica um enfraquecimento do parlamentar numa área em que até a semana passada figurava como uma das principais lideranças.

Fonte: FCRoo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo