O presidente da Câmara de Vereadores, Roni Magnani (PSB) não escondeu a emoção ao participar do ato de inauguração do novo Centro Social Urbano, agora Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos Padre Lothar Bauchorowitz, na última sexta-feira (1).
Magnani relembrou da sua infância, quando frequentava o local, e ao ver essa revitalização e as novas condições de funcionamento, não conseguiu se conter em lágrimas.
Ele explicou que o local fez parte da sua história de vida e o ajudou na sua formação. No ato de inauguração ele se viu no papel das milhares de crianças que serão atendidas no local. “Aqui eles terão de tudo e uma grande oportunidade de construção de caráter”, resumiu.
O novo espaço construído na região da Vila Operária é um dos maiores centros de cultura, entretimento e lazer públicos do Centro-Oeste e conta com campos de futebol, parques para diversões, quadra de esportes multiuso e uma piscina semiolímpica. “É um espaço muito bonito e moderno, do tamanho que a nossa cidade e a região da Vila Operária merecem”, disse.
Roni ainda explicou que cada espaço do local vai receber o nome de uma liderança que contribuiu com a história cultural da Vila Operária, pessoas como Riva Junior, Rivinha, Deminha e o professor Adão Idie, dentre outros, deverão ser homenageadas.
Ele ainda explicou que os professores e orientadores que vão trabalhar nos projetos do local serão todos da região da Vila Operária.
O vereador ainda destacou a importância de valorizar o nome do Padre Lothar para o local. Ele lembrou a história e exemplo do Padre Lothar principalmente no trabalho social que fez na região.
Lothar chegou a Vila Operária, na metade da década de 60 e fez uma verdadeira revolução na região.
Ele foi autor de projetos sociais como a construção de casas populares, ações para a saúde da população, construção de creches e escolas, e abrigos para idosos, dentre as milhares de ações desenvolvidas pelo Padre.
Roni destaca de suma importância essa homenagem ao líder religioso e destaca que os trabalhos sociais de Lothar são exemplos que devem ser seguidos por todos.
Lucas Perrone – Da Redação