Avaliação de demandas vai definir cursos do Pronatec em 2015

A proposta de oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, neste ano, em Rondonópolis, ainda deve ser homologada pelo Ministério da Educação – MEC. A gerente do Departamento de Políticas do Trabalho, Patrícia Pimentel, conta que o levantamento de demandas de cursos, feito de acordo com critérios do MEC, no mês de novembro do ano passado, foi encaminhado ao Ministério de Desenvolvimento Social – MDS. Com a homologação vai ser definida a quantidade de vagas disponíveis.
Patrícia Pimentel explica que com o Mapa de Demandas Identificadas – MDI apresentado pelos parceiros, o MEC revela a disponibilidade orçamentária e a definição do número de vagas a serem ofertadas no primeiro semestre de 2015. A gerente conta ainda que o mapa foi encaminhado aos parceiros executores para informarem os cursos que podem ofertar. A expectativa é que todos registrem a capacidade de oferta de cursos junto ao Sistec, até o dia 9 de março.
Com o registro de cursos no Sistec, o MEC deve homologar a oferta até o dia 16 de março. A partir daí, o município obtém as informações sobre as vagas a serem disponibilizadas na cidade. Os cursos são ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Sest/Senat, Escola Técnica Estadual – Secitec e o Instituto Federal de mato Grosso – IFMT.