Presidente comemora queda da desnutrição infantil

O presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva comemorou , nesta segunda-feira (07), a queda da desnutrição e mortalidade infantil, apontados nos resultados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS-2006), financiada pelo Ministério da Saúde. A declaração foi feita durante o programa semanal Café com o Presidente.

“O Brasil está preparado: nós temos programa, financiamento e transferência de renda. Isso tudo é um sucesso extraordinário porque reduziu a mortalidade infantil em 44% e houve queda da desnutrição infantil, em 46%. No Nordeste, um dado importante, a desnutrição caiu 74%. Se Deus quiser, logo logo nós vamos ter índices iguais aos países mais desenvolvidos do mundo”, destacou.

Lula atribuiu os resultados da pesquisa, divulgadas no última quinta-feira (03), a medidas como a ampliação do acesso à água tratada e ao saneamento, além da ampliação do acesso à saúde pública, sobretudo em atendimentos como o pré-natal, a atenção ao parto e a vacinação. O presidente afirmou ainda que o Brasil vai atingir as Metas do Milênio no que diz respeito à desnutrição e à mortalidade infantil antes de 2015. As metas são estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Na medida em que o povo começa a comer mais, a ter mais renda, em que as mães começam a receber mais informação, o resultado tem que ser esse: diminuição da mortalidade infantil, diminuição da desnutrição e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Eu estou convencido que nós vamos atingir as Metas do Milênio com respeito à desnutrição e à mortalidade infantil antes de 2015”, comemorou o presidente.

A PNDS mostra que, em dez anos, as políticas sociais implementadas no país resultaram em significativa melhoria de vida de mulheres e crianças. A pesquisa foi realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), sob orientação do IBOPE e envolveu 15 mil mulheres em idade fértil (15 a 49 anos) e 5 mil crianças com até 5 anos.

Da assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo