POLÍTICA

Presença de ministro na cidade é confirmada

A vinda do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para participar da Mesa Redonda que vai discutir os impactos e oportunidades para a Região Sul do Estado com a chegada da Ferronorte e a duplicação da BR-364 no trecho entre Rondonópolis a Rosário Oeste, que será realizada na próxima sexta-feira, foi confirmada ontem por meio de nota enviada à imprensa pela assessoria do deputado federal Wellington Fagundes (PR). A vinda do governador do Estado Silval Barbosa (PMDB) também está confirmada.

Promovida pelas Comissões de Viação e Transporte (CVT) e Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados, em parceria com o deputado federal Wellington Fagundes, a audiência vai reunir autoridades do governo federal e estadual para traçar estratégias e definir ações a serem implementadas no Estado, com o objetivo de tornar a chegada da ferrovia e a duplicação da rodovia uma oportunidade de investimento e crescimento para os municípios da região.

A data e o local de realização da mesa redonda, no entanto, foram alterados. O evento será realizado na Câmara Municipal de Rondonópolis, às 18h desta sexta-feira (1º).

As mudanças foram feitas para que a comitiva que irá acompanhar a mesa redonda possa participar da inauguração do Terminal da Ferronorte, em Itiquira. Anteriormente, a mesa redonda estava marcada para o dia 31, quinta-feira e a inauguração do terminal para sexta-feira (1º).

Em decorrência da agenda do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a inauguração do Terminal Intermodal de Cargas de Itiquira ficou para o sábado (2). Assim, a inauguração está prevista para ocorrer às 10h. Além do ministro, também estarão presentes o governador Silval Barbosa e o secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.

Com uma área de 70 hectares, o terminal de Itiquira tem cerca de seis quilômetros de extensão. O terminal opera em caráter experimental desde o final de abril deste ano e tem capacidade de 100 mil toneladas/dias e deverá gerar 210 empregos diretos, além de atender aos produtores da região. Ao todo, no Estado já são três os terminais de cargas – os outros dois em Alto Taquari e Alto Araguaia – que compreendem 260 quilômetros de extensão da malha ferroviária no Estado.

AL REFORÇA DEBATE
O deputado Hermínio J. Barreto (PR), juntamente com os deputados Sebastião Rezende (PR), Ondanir Bortolini, o Nininho (PR) e Percival Muniz (PPS) apresentaram no Poder Legislativo um requerimento para a realização de uma mesa redonda em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal.

O debate, marcado para esta sexta-feira (1º), na Câmara Municipal, terá como objetivo tratar sobre a duplicação da BR-364 no trecho entre Rondonópolis-Cuiabá/Rosário Oeste e contará com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Passos, do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e também dos técnicos do Tribunal de Contas da União e representantes do Governo do Estado.

O deputado J. Barreto reiterou que a discussão tem ligação com a mesa redonda que está sendo organizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal. Por meio de requerimento daquela Casa, já aprovado, autorizou a realização de evento em Rondonópolis para aprofundar as discussões sobre os “impactos e oportunidades para a região sul do Estado com a chegada da Ferronorte”.

“É importante debater o tema com maior celeridade possível por se caracterizar como um dos trechos que apresenta maior volume de transportes, tráfego intenso de veículos pesados e, consequentemente, um alto índice de acidentes”, lembrou Barreto. (Com Assessoria)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo