23.6 C
Rondonópolis
terça-feira, novembro 26, 2024

Prefeitura vai até a comunidade discutir implantação do Parque Escondidinho

O projeto de criação do Parque Municipal Escondidinho que tem por objetivo preservar e conservar duas áreas que somam quase 92 hectares às margens do córrego é tema de discussão entre a comunidade local, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Município e representantes da Loja Maçônica, que estiveram reunidos no Centro Comunitário do bairro Pedra 90. As primeiras ações devem ser no sentido de promover a conscientização da população, junto às escolas e em visitas às propriedades da região; fazer a demarcação das áreas que devem ser anexadas numa única matrícula; e implantar um Ecoponto para atender os moradores.

O secretário do Meio Ambiente, Lindomar Alves, abriu a reunião com a apresentação de slides sobre a situação de degradação do Escondidinho que recebe resíduos, como os produzidos por empresas de lava-jato, e o lixo jogado a céu aberto na extensão de cerca de dois quilômetros de margens, desde a Gleba Rio Vermelho até a localidade denominada Coronel Osvaldo.

Em seguida, o secretário falou sobre a proposta de preservação e conservação que prevê a demarcação topográfica e o fechamento das duas áreas, para evitar mais degradação; elaboração do plano de manejo com a participação da comunidade; e a elaboração do projeto e viabilização para implantação do Parque Municipal do Escondidinho. O projeto prevê ainda a construção de galerias pluviais para lançar a água das chuvas no córrego e de rede de esgoto para levar todos os detritos para a Estação de Tratamento (ETE).

A prioridade definida pelo prefeito Zé Carlos do Pátio de acelerar o PAC no município, avalia o secretário, deve incrementar ainda mais o projeto que prevê ainda ações de reflorestamento, monitoramento e fiscalização constante das margens do córrego; asfaltamento das vias públicas nos bairros vizinhos; limpeza e coleta de lixo.

Lindomar Alves destacou que o orçamento do Meio Ambiente prevê R$ 100 mil para investimento na revitalização do Escondidinho. A expectativa é atrair para o projeto a verba federal da ordem de R$ 15 milhões conquistada pelos parlamentares Carlos Bezerra, Eliene Lima, Serys Slhessarenko e Gilberto Goellner, para investir no turismo em Rondonópolis.

Diante de todas as informações repassadas, o representante da loja maçônica e vice-presidente da Associação Rondonopolitana de Preservação Ambiental (Arpa), o empresário Rogério Salles, sugeriu que fosse definido um cronograma de atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano, para prevenir a degradação, remediar as situações de danos ambientais existente e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do Escondidinho. Os moradores e representantes do Poder Público, reunidos decidiram pela instalação do Ecoponto, visitas às propriedades, demarcação das áreas e trabalho de conscientização nas escolas da região. As ações serão desenvolvidas por quatro grupos distintos que se reúnem mensalmente. O próximo encontro acontece no dia 14 de fevereiro, a partir das 14 horas.

Da assessoria

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO