28.3 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Prefeitura realiza live e lança curso de graduação a distância em parceria com a UFMT-FAENG /VG

A Prefeitura de Rondonópolis por intermédio da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secit), realizou uma live na tarde desta segunda-feira (17), onde anunciou para 11 municípios circunvizinhos, o lançamento de um polo de educação a distância vinculado a UFMT e sediado na cidade, para um curso de graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT). As inscrições poderão ser feitas pelo endereço eletrônico: www.ufmt.br/ingressoead, e vão até a quinta-feira (20).

O curso que terá 150 vagas e uma carga horária de 2,4 mil horas/aula ou três anos de duração, será ofertado na modalidade a distância, e servirá ao final, para o formando ampliar seus horizontes e concluir (pós graduação) um dos vários cursos de engenharia ofertados pelo campus de Cuiabá, Várzea Grande ou qualquer outra instituição de ensino superior, já que o BCT é uma espécie de tronco comum para vários cursos de engenharia e administração, entre outros.

Conforme a secretária Neiva de Col da Secit, o estudante ao concluir a graduação em Ciência e Tecnologia EaD, recebe o diploma de bacharel. E caso obtenha uma das sobrevagas das Engenharias (modalidade presencial) ofertadas pelo campus da UFMT/ Cuiabá e Várzea Grande, ou UFR, o estudante, após mais uma etapa de estudos, poderá concluir uma das engenharias oferecidas e obter um segundo diploma em: Engenharia Química; Engenharia de Transportes; Engenharia de Minas; Engenharia de Controle e Automação e, Engenharia da computação, entre outras.

O prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio participou da live, e agradeceu a iniciativa da Universidade em escolher a cidade de Rondonópolis como parceira desta iniciativa, que vai oportunizar aos alunos da cidade e região, bem como aos filhos do trabalhador, que possuam pontuação global anterior obtida no Enem, ou ainda que sejam aprovados na prova de redação online, poder iniciar um curso superior na modalidade Ensino a Distância (via internet), na comodidade dos seus lares.

Conforme Pátio, além de Rondonópolis que vai sediar o polo educacional a distância localizado na sede da Seciti, outros 11 municípios circunvizinhos também serão beneficiados com a novidade, como por exemplo, Pedra Preta, São José do Povo, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Jaciara, Dom Aquino, Guiratinga, Alto Garças, Itiquira, Alto Araguaia e Alto Taquari.

Lembrando que 50% das 150 vagas disponibilizadas serão destinadas aos alunos com pontuação global anterior obtida no Enem, e 50% para os aprovados no seletivo da prova eletrônica (redação), com data definida, para acontecer nos dias 06 e 07/05/2023.

Apesar de não ser uma atribuição do município (ofertar curso superior), a Prefeitura tem priorizado a educação como um todo, sendo uma ferramenta de transformação, e investido fortemente para oferecer oportunidades de ensino e graduação em instituições públicas à população rondonopolitana, deixando um legado de desenvolvimento social, através de políticas públicas efetivas que chegam até a ponta e beneficiam os cidadãos locais.

PARTICIPANTES
A live foi coordenada pelo Professor Alexandre Martins dos Anjos – Secretário de Tecnologia Educacional, representando o reitor da UFMT, professor Evandro Aparecido Soares da Silva; e contou ainda com a participação do prefeito Zé do Pátio, da secretária Neiva de Cól, diversos prefeitos e secretários de educação da região, e ainda o Coordenador de Tutoria – Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, professor Frederico Ayres de Oliveira Neto; o Diretor da Faculdade de Engenharia – UFMT/Campus Várzea Grande, Diogo Henrique Duarte Bezerra, entre outros.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO