Diretora do ICHS da UFMT fala sobre projetos da campus em Rondonópolis

A diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Rondonópolis, Lindalva Maria Novaes Garske em entrevista ao Jornal Folha Regional falou sobre os projetos, investimentos e desafios do campus no município.
Quais os investimentos feitos pelo campus de Rondonópolis em 2010?
O Campus de Rondonópolis tem 34 anos de existência, durante esse período e até oito anos atrás, o campus teve um desenvolvimento muito lento, a partir de 2000 é que o campus começou a se desenvolver de uma forma substancial e nesse ano de 2010 tivemos grandes avanços como a criação do laboratório de Conservação e Preservação de Documentos, a Casa de Vegetação para experimentos com condições controladas para o curso de Engenharia agrícola Ambiental.
Também construímos o prédio do Curso de Enfermagem, adquirimos sete veículos e um trator, foi um ano de aquisição de um número muito alto de equipamentos, fizemos o asfalto interno com apoio do governo estadual.
Além disso, foram construídos um galpão do Curso de Engenharia Mecânica e um galpão do curso de Zootecnia. Houve a implementação do Restaurante Universitário, já aconteceu a licitação e dentro de aproximadamente 60 dias já começará funcionar.
E na área acadêmica, quais foram os progressos?
Temos 16 cursos de graduação já consolidados e um curso de pós-graduação em educação. São 3.157 estudantes nesse campus e 263 professores efetivos e 80 substitutos, também temos a Cantral de Línguas (Celig) com oferta de cursos de Português, Francês, Inglês, Espanhol, Italiano e Alemão.
Conseguimos a implantação do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) voltado para a valorização do magistério e dos estudantes de licenciatura plena, visando a elevação da qualidade as ações acadêmicas voltadas para a formação de professores.
Quais os projetos para o futuro?
Temos alguns projetos a serem implementados a partir de 2011 como a implantação dos cursos de Administração e Sistema de Informações (bacharelados), encontra-se em fase de aprovação dois projetos de Pós- Graduação/ Mestrado em Geografia e Engenharia Agrícola.
E a partir de 2012 pretendemos implantar os cursos de bacharelado em Direito e Agronomia.
Quais são os maiores desafios do campus hoje?
Nosso maior desafio hoje, sem dúvidas é a implantação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Queremos tornar esse campus em uma universidade autônoma, esperamos que o governo que ganhar as eleições nos conceda essa oportunidade, para isso, temos buscado aumentar o número de extensão e de pesquisas.
Da Editoria