Prefeitura oferece palestra de conscientização sobre saúde do homem

A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando na prevenção de doenças para funcionários, como vigilantes e auxiliares de serviços diversos. O objetivo é conscientizar que doenças, como o câncer de próstata, podem levar à morte se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente. Outro alerta feito é com relação ao uso indevido de medicamentos para melhorar o desempenho sexual.
A palestra dirigida aos servidores que atuam na sede da prefeitura destacou ainda outras enfermidades, como ejaculação precoce e retrógrada, fimose, cálculos renais, uretrites, cistite e priapismo. Eles males afetam principalmente a vida do homem, na faixa etária entre 40 e 45 anos. A ação do Programa de Saúde do Homem aconteceu nesta quarta-feira, dia 24 de junho, no auditório do Palácio da Cidadania.
O trabalho foi realizado pelas Gerentes do Programa de Saúde, Elvira Sampaio de Oliveira, Ieda Garcia e Helenita Alves de Siqueira. Elvira explica que a prevenção para os homens vem sendo feita desde o ano de 2008. Mas, a maioria deles ainda tem preconceito sobre o exame de próstata. “Seria bom se todos os homens se cuidassem, fazendo o toque retal e o Antígeno Prostático Específico (PSA). Mas o preconceito parte deles mesmos”, afirma.
O PSA é um teste laboratorial de sangue que ajuda a diagnosticar ou acompanhar o câncer de próstata. Ieda Garcia explica que se os valores de PSA se elevarem acima de zero revela a presença do câncer de próstata, novamente. As enfermeiras fizeram a coleta de sangue dos presentes, para a realização do teste.
A recomendação médica é que os homens que tenham registrados casos da doença na família, façam o exame a partir dos 40 anos. Quando não há histórico familiar do câncer, o exame deve ser feito a partir dos 45 anos. O teste pode ser pelo toque retal, PSA e uma ecografia de aparelho urinário que é útil para diagnosticar também outras doenças urinárias.
ASCOM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo