22.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Prefeitura lança edital de licitação para o transporte público

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (9), o prefeito Percival Muniz assinou o edital de licitação para contratação da concessora do transporte público pelos próximos dez anos. O edital será publicado hoje e estará à disposição no site da Prefeitura (www.rondonopolis.mt.gov.br). No dia 12 de dezembro acontece a sessão de licitação com as empresas interessadas.

Um dos objetivos do novo edital é garantir melhorias no serviço a partir do estabelecimento de regras mais rígidas para a concessionária, como a renovação da frota. Acessibilidade e climatização também fazem parte das novas exigências.

De acordo com o prefeito, diversos debates foram realizados para conclusão do edital. A esperança de Percival Muniz é que diversas empresas se apresentem para a disputa e que possam oferecer para a população um transporte de melhor qualidade, cumprindo as exigências que a Prefeitura indicou no edital. Estão previstas a construção de 150 novos pontos de ônibus, condicionadores de ar nos veículos, três terminais de integração, além de uma frota renovada, com ônibus de aproximadamente oito anos de uso.

“Como a outorga paga ao município é fixa, o que varia na licitação é o valor da passagem, vence quem oferecer a menor tarifa. Provavelmente as muitas exigências do edital, discutidas e solicitadas pela população e Câmara Municipal, ocasionarão mudanças no valor da passagem. Nossa expectativa é que disputem empresas com disposição de cumprir com as novas regras, ofertando um transporte de qualidade para a população”, explica.

De acordo com o secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Fabricio Miguel Correa, neste novo edital a Prefeitura teve a preocupação com a acessibilidade. Consta um aplicativo de celular para pessoas com deficiência, principalmente visual, que o ônibus ao se aproximar dispara uma mensagem para pessoa, identificando se no local há ou não passageiros que acionaram o serviço. Nos pontos de ônibus também deverão ter informações em braile, para que as pessoas possam identificar quais linhas de ônibus passam naquele local.

Atualmente Rondonópolis possui 29 linhas de ônibus, 80 veículos, e aproximadamente 6 milhões de passageiros por ano. No mês de outubro, por exemplo, foram transportados 586 mil passageiros, sendo 370 mil pagantes, e o restante beneficiados com transporte gratuito.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO