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Alfredo de Castro recebe ação orientativa do Procon motivada pela Semana do Consumidor

Uma ação para marcar a Semana do Consumidor, cujo dia é comemorado em 15 de março, aconteceu no Alfredo de Castro, nesta terça-feira (16), promovida pela Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Rondonópolis.

Sendo uma visita inédita do Procon a este bairro, a intenção, neste primeiro momento, é beneficiar, não apenas o consumidor, mas também o fornecedor, com orientações para que realize seu trabalho da maneira mais adequada possível e dentro das normas ditadas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Nosso objetivo hoje é promover a educação para o consumo. Por isso, não haverá punição sobre eventuais irregularidades, mas sim, vamos indicar aos comerciantes formas de proceder a fim de organizar seu negócio conforme a legislação determina”, salienta a fiscal do Procon Luzimar Leite.

Esse tipo de intervenção, segundo Luzimar, estimula um intercâmbio de maneira a sanar dúvidas e esclarecer pontos que não sejam do conhecimento dos donos de estabelecimentos comerciais. “Estamos realizando uma atuação orientativa e preventiva. Queremos ouvir os comerciantes, saber suas principais necessidades como fornecedores de produtos e lhes oferecer as informações de que precisam, além de falar da importância de manterem a documentação exigida em dia, como alvarás de funcionamento e de prevenção contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros, por exemplo”, esclarece a fiscal.

Paralelamente às lojas, a equipe de fiscais do Procon também esteve nos comércios de vendas de fogos de artifícios e, ainda, naqueles que vendem gás de cozinha, o GLP, verificando se eles se enquadravam nas normas de especificação técnica, sempre visando os cuidados para evitar acidentes de consumo.

Além das orientações, os servidores do órgão também fixaram, nas paredes dos estabelecimentos, cartazes a respeito dos direitos básicos do consumidor e sobre a proibição de fumar e de vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Quando se educa o negociante, de acordo com Luzimar, se protege, também, o comprador: “Aproveitamos o encontro para divulgarmos os canais de atendimento do Procon e nos colocarmos à disposição desses comerciantes, afinal, a consequência desse profissional bem informado recairá sobre o consumidor final”.

Para aqueles que precisarem avisar sobre irregularidades, assim como sanar dúvidas, fazer consultas ou se comunicar com o Procon, há os telefones 3411-5295/5296/5297 e, também, o WhatsApp 9 8438-2460, que ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outra maneira de contatar o órgão é pelo e-mail procon.rondonopolis@hotmail.com. Luzimar destaca que pelo aplicativo de mensagens o cidadão pode enviar provas da situação relatada, como fotos do produto e dos preços praticados e, ainda, fazer sua exposição sobre o fato. 

Fonte: Roberta Azambuja 

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