Equipes da Coder estão trabalhando na Binário Norte, avenida paralela à avenida dos Estudantes, realizando um projeto de paisagismo que começa na rotatória de acesso ao bairro Colina Verde e deverá seguir em duas direções: rumo ao parque de Exposições e sentido avenida Lions Internacional. "Ao depararmos com o desnível do terreno, percebemos que ali há uma erosão provocada pela força da água das chuvas que desce no período do verão. Então de um simples paisagismo, o prefeito determinou a realização de uma obra mais extensa, complexa e de qualidade", declarou Oderli Xaxim, responsável pelo Departamento de Urbanismo da Coder, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis.
Diante dessa realidade, o prefeito Zé Carlos do Pátio determinou à Secretaria de Infraestrutura e à Coder ( cada uma na sua competência) a realização de estudos, levantamento topográfico e projeto para, posteriormente, realizar a obra.
Através desses mecanismos será possível saber o tipo de drenagem que poderá ser feito no local. "Como essa erosão está chegando às margens da rodovia 270, estamos fazendo estudos para sabermos o tipo de material que usaremos. Se será celular ou tubular. Mas por enquanto, estamos em fase de orçamento e de projeto para depois fazermos a canalização. Aí sim, será feita a canalização desde lá da Cidade de Deus até na região do Detran", explicou o engenheiro da Coder, Márcio Marques.
A Coder está fazendo o alinhamento da erosão e estudos planialtimétrico, através do qual será feito um levantamento topográfico que descreve o terreno com exatidão e nele são anotadas as medidas planas, ângulos e direções de nível (inclinações). Com essas informações o arquiteto pode projetar com mais qualidade e economia, aproveitando as características do terreno.
Os engenheiros, os arquitetos e os maquinários da Coder estão no local. E os demais operários da Companhia estão trabalhando durante a semana inteira na retirada de mato e lixo e no auxílio aos engenheiros e ao serviço de engenharia.