Alunos do 7º ano da Escola Estadual Renilda Silva Moraes participaram do plantio de vinte mudas na Av. Lions Internacional, na manhã desta terça-feira (28). O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente é estimular nos jovens do município a preservação e a qualidade de vida. Foram plantadas dezesseis mudas da árvore Oiti (Licania tomentosa) e quatro mudas da espécie Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha).
Para os alunos a integração em projetos como o da Prefeitura é uma forma de participar do crescimento da cidade. Segundo a Presidente da turma, Glazielly Miyuki, o plantio de árvores é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do meio ambiente. “Essa atividade serve para que os alunos da escola se conscientizem e aprendam a preservar o meio ambiente. Como representante da turma pretendo elaborar projetos para que esses trabalhos continuem sendo proporcionados aos jovens, não só da minha escola, mas de toda a cidade de Rondonópolis”, afirmou.
Para o Secretario de Meio Ambiente, Lindomar Alves, o plantio de mudas é importante para melhorar a qualidade de vida, além de estimular o cuidado com a flora brasileira. “Mais importante do que plantar é cuidar para que a árvore cresça e ajude a melhorar o ambiente em que vivemos”, disse.
O Prefeito José Carlos do Pátio aproveitou a visita do Secretário Estadual de Educação Ságuas Moraes, para solicitar a reforma nas calçadas das escolas do município, a fim de melhorar o trânsito de pedestres e a segurança dos alunos. A visita do Secretário foi em janeiro e grande parte das obras de reparação já foram concluídas. A secretaria tem realizado projetos de preservação não só em escolas da rede pública e privada, mas também em universidades e bairros de Rondonópolis.
Espécies cultivadas em Rondonópolis
A árvore Oiti é uma espécie que fornece ótima sombra, sendo por isso perfeita para plantio em praças, jardins, ruas e avenidas. Seus frutos, quando maduros, apresentam coloração amarela, muito procurados pela fauna em geral.
O Ipê Amarelo é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.
ASCOM