A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da secretaria de Infraestrutura do município, vai buscar uma solução para minimizar os efeitos do trânsito no entroncamento das Brs 163/364, nas proximidades do posto Trevão. A atual gestão, no entanto, apresentou um projeto ao DNIT, Departamento Nacional Infraestrutura de Transportes para readequações no trecho.
Por outro lado, nesta semana, o DNIT também apresentou um projeto com intervenções no entroncamento. O secretário de Infraestrutura, Argemiro Ferreira destacou que será feita uma junção entre o projeto do Dnit e o apresentado pela prefeitura . “Nós fizemos um primeiro levantamento, o projeto foi elaborado com adequações visando à diminuição dos engarrafamentos em horários de pico, depois promovemos a evolução no projeto original do Dnit para realidade de hoje no local. O Prefeito Percival Muniz empenhado em amenizar a transtorno foi a Cuiabá para apresentar ao Dnit este projeto com adições de retornos e o prolongamento da avenida que dá acesso ao Distrito Industrial Augusto Bortoli Razia”, disse Argemiro.
Os motoristas que trafegam pelas Rodovias 163 e 364, no perímetro urbano de Rondonópolis, enfrentam engarrafamentos no trecho de entroncamento entre as BRs, o transtorno é relacionado ao aumento de carretas e a mudança do fluxo de cargas do terminal ferroviário de Alto Araguaia para o recém-inaugurado de Rondonópolis. E preocupado em diminuir este gargalo, o prefeito Percival Muniz visitou há duas semanas o local, acompanhado do Secretario de Trânsito e de Infraestrutura Argemiro Ferreira e representantes do Policia Rodoviária Federal.
Na ocasião da visita o Prefeito se mostrou preocupado com a situação e pediu agilidade nas adequações. “A mudança de fluxo de carga, que vinha da região Norte pra cá e acabava direcionada para a BR 364, sentido terminal de Alto Araguaia é lógica, já que grande parte dessa carga chega hoje em Rondonópolis e se dirige ao nosso Terminal, em direção a Campo Grande, pela BR 163”, explica Percival Muniz.
Para adequar essa mudança de fluxo já tem algumas alterações definitivas que virão com a duplicação desse trecho do Trevão até o Terminal da ALL, mas vai demorar um pouco, por isso a prefeitura precisa tomar algumas atitudes com urgência.
As mudanças, explica o secretário, começaram com a implantação de uma unidade de semáforo no trevo, o fluxo está sendo orientado nos sentidos Campo Grande – Rondonópolis e Rondonópolis – Goiânia, com um minuto e trinta segundos para cada fluxo de tráfego. Além disso, o alargamento das vias para comportar duas carretas também se faz necessário e a passagem livre, para os motoristas que trafegam no sentido Campo Grande – Goiânia. “Com o estudo de tráfego feito pelos engenheiros do Dnit, a direita livre no trevo vai amenizar cerca de 20% do fluxo, o que também desafogará a via sentido terminal ferroviário”, finalizou Argemiro.