23.1 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Prefeitura e Comciti realizam 2ª audiência pública para abordar Unemat, Papiro e Feciti

Na manhã desta terça-feira (19), a Prefeitura de Rondonópolis e o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comciti) realizaram a 2ª audiência pública para tratar sobre a importância da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Programa Acelerador de Projetos Inovadores de Rondonópolis (Papiro) e da realização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feciti).

O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas. Estiveram presentes os alunos das escolas estaduais Sagrado Coração de Jesus, Major Otávio Pitaluga (Eemop), Pindorama e Marechal Dutra, profissionais da Unemat, Prefeitura e outras instituições.

Para o prefeito Zé Carlos do Pátio a construção da sede da Unemat vai efetivar a instituição no município e contribuir para avançar a cidade no setor de educação, ciência e tecnologia.

“O que eu quero discutir da Unemat, o então governador Pedro Taques trouxe a universidade, a prefeitura está bancando os cursos de Direito, Ciência da Computação e Letras. Com a aprovação da Câmara Municipal arrumamos a área e agora acho que o Governo do Estado deve nos ajudar a construir a sede visto que é uma universidade Estadual. Nós temos quatro deputados inclusive da base do governador Mauro Mendes, será que eles não podem nos ajudar? Eu tenho medo da Unemat vir e depois desistirem, até porque o Estado está enfrentando uma crise. Imagina uma cidade com uma universidade federal, estadual, uma escola técnica estadual, o instituto federal, com a feira de ciência e tecnologia e a prefeitura incentivando a pesquisa, isso é ótimo, é uma cidade que está olhando para o futuro,” ressaltou Pátio.

Para o professor do curso de Ciências da Computação, Carlos Alex Gulo, destacou a importância da audiência pública especialmente em relação à realização da Feciti.

“É bastante importante para a universidade de fazer presente em Rondonópolis, principalmente porque o curso de Ciência da Computação atua em uma vertente diferenciada em relação aos cursos de informática existentes na cidade. A Feciti é uma vitrine excelente que será muito bem aproveitada pelo nosso curso,” ressaltou Gulo.

Ainda conforme a programação, nos dias 20 e 21 de março serão realizadas audiências públicas nas escolas Daniel Martins de Moura e Joaquim Nunes Rocha, respectivamente, para tratar sobre os três eixos.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO