Dia das mães não foi bom para o comércio local
O Dia das Mães ficou bem abaixo da expectativa do comércio varejista de Rondonópolis neste ano. A queda registrada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) foi de 14% em relação aos números registrados em 2008, segundo dados do Serasa e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Para mensurar o índice de vendas da data comemorativa, a CDL levou em consideração os primeiros dez dias de maio de 2009 e os 11 primeiros dias de maio de 2008. Neste ano foram registradas 8.828 consultas contra 10.256 do ano passado.
O diretor de serviços e produtos da CDL, Maurício Pugas, disse que queda foi acentuada e reflete os problemas que o comércio local está passando.
“Estamos passando por um período difícil onde os lojistas enfrentam a concorrência desleal com camelôs e vendedores itinerantes de outras cidades, assim como, o Espaço da Moda, a feira que traz empresários de Goiânia para venderem seus produtos aqui na cidade”, explicou.
A estimativa de vendas para a data era de pelo menos repetir o movimento registrado no ano passado.
“Esperávamos um empate ou uma queda mínima porque o cenário nacional já apontava para a compra de lembrancinhas e não presentes caros, mas o que ocorreu foi que as lojas ficaram justamente como o movimento das lembrancinhas e fecharam o 'segundo Natal do ano' no vermelho”.
Segundo Natal do Ano é como o Dia das Mães é conhecido no comércio pelos resultados que apresenta, perdendo em movimento somente para o Natal.
Com a queda nas vendas nos primeiros dias de maio, o comércio deve amargar o terceiro mês de baixa no comércio. Janeiro (- 4%) e abril (- 3%), fecharam com movimento financeiro aquém do esperado e em maio o enredo deve ser repetido. Da assessoria