Funcionários da Bunge recebem palestra sobre cuidados preventivos com as DSTs

A palestrante Lenir Pereira Gavilan, foi a representante da Secretaria de Saúde Município no debate aberto para cerca de 120 colaboradores do setor industrial da Bunge Alimentos, na tarde desta quarta-feira (11), na sede da empresa, no intuito de popularizar os riscos e enfatizar a necessidade de se prevenir contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, com foco direcionado ao feriado de carnaval.
De acordo com a gerente do Departamento de Ações Programáticas da saúde municipal, Eliane Ormond, além de Bunge, a Dixie Toga, a Santana Textiles e várias outras empresas firmaram parceria com a prefeitura na proposta de frear a proliferação de enfermidades que podem ser fatais, como a AIDS. “Estamos na era da informação, então nada melhor do que tirar toda e qualquer dúvida das pessoas em relação a sexo, já que por meio dele pode se adquirir tantas doenças. É louvável esta adesão empresarial que estamos tendo”, comemorou Ormond.
O fortalecimento do trabalho conjunto com as empresas para 2015 foi uma meta traçada pela secretária Marildes Ferreira para que haja uma abrangência maior do trabalho de prevenção. “Sempre fica um déficit quando atuamos apenas no horário de funcionamento dos ESFs porque há muitos jovens trabalhando neste momento. Quando temos a oportunidade de ir até os ambientes de trabalho, atingindo de uma só vez centenas de pessoas é óbvio que conseguimos fazer as coisas ficarem muito mais efetivas”, analisou a secretária.
Além das palestras, a Secretaria de Saúde disponibiliza um material informativo e a distribuição gratuita de preservativos para os funcionários. Paralelo à visita nas empresas, segue ativo nos bairros o trabalho da equipe de enfermagem e das agentes comunitárias de saúde. “Sempre damos a liberdade para que cada unidade de atenção básica trace seu planejamento de trabalho nas campanhas, até porque cada região tem sua peculiaridade. Algumas possuem escolas com grande movimentação, outras optam pela panfletagem em um outro local com contração maior da população. Então é uma ação bastante subjetiva de cada local”, detalhou Eliane Ormond.
O Técnico em Segurança do Trabalho da Bunge, Valdson Antônio da Silva explicou a decisão da empresa em atender à Secretaria. “Nós prezamos pela integridade de nossos colaboradores e vimos no programa normas que atendiam a nossa prerrogativa em saúde também. Informando aos trabalhadores o risco destas doenças certamente acendemos neles um alerta que pode resultar em um cuidado maior e a devida prevenção às doenças sexualmente transmissíveis”, avaliou Valdson.