PANORAMA POLÍTICO

Panorama Político 29-09-2019

Fiel ao MDB

""O vereador Adonias Fernandes (MDB) disse que vai se manter fiel à sigla emedebista, independente do que ocorrer no processo eleitoral deste ano. Adonias, apesar de estar na base do prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) , garante que caso o MDB decida lançar candidato próprio e virar adversário de Pátio, não vai sair do partido. Ele foi mais longe, disse que somente deixa o MDB, caso a sigla decida por sua expulsão, algo como sabemos bastante improvável.

Teté contra Pátio

""Por falar em MDB, a sigla continua dividida, de um lado estão emedebistas que defendem não somente uma composição com Pátio como uma volta às origens do prefeito, que começou a carreira na sigla. De outro lado estão emedebistas que são contrários a qualquer tipo de aproximação ao prefeito. Essa ala é liderada pela ex-deputada Teté Bezerra que ainda não engoliu a saída do prefeito do partido, quando Pátio deixou a sigla ao final do seu primeiro mandato. Há quem diga, que Teté é a maior incentivadora de um rompimento com Pátio e o lançamento de uma candidatura própria nas eleições do ano que vem.

Nada de vice

""A ex-secretária de Saúde, Marildes Ferreira, que assumiu o comando do PSB no município tem sempre sido lembrada para ser vice de candidatos a prefeito. Marildes foi vice de Rogério Salles na disputa de 2016 e ajudou a angariar votos para o tucano. Ela, por outro lado, tem deixado claro para todas as lideranças que a procura para o projeto de vice, que está focada em ser vereadora e que é pré-candidata a uma das 21 cadeiras da Câmara. No ano passado, ela tentou sem sucesso uma vaga na Câmara Federal. Apesar de não ter sido eleita, Marildes teve votação expressiva em Rondonópolis, somente na cidade foram mais de 19 mil votos, superando José Medeiros (Podemos) e Carlos Bezerra (MDB) que acabaram sendo eleitos.

Ainda sem filiação

""Apesar de estar participando de reuniões com grupos partidários, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Ibrahim Zaher e seu pai Mohamed Zaher, ainda não estão filiados ao PSB. Os dois são aguardados pela cúpula do partido, Ibrahim por um lado está cotado para ser candidato a prefeito e Mohamed não esconde de ninguém o desejo e a vontade de voltar à Câmara de Vereadores, onde foi eleito pela primeira vez em 1996 permanecendo até 2012. Vale destacar que pai e filho chegam ao partido com o aval total do comando estadual da sigla.

Articulador

""O gestor de gabinete de segurança pública do município, Valdemir Castilho, o Biliu, está atuando nos bastidores como uma espécie de articulador político do prefeito Zé Carlos do Pátio (SD). Biliu é quem tem puxado as conversas do grupo do prefeito com outros partidos e está traçando estratégias para o processo eleitoral do ano que vem. Biliu e Pátio já trabalharam juntos em outras campanhas. Nas eleições de 2008, quando o atual prefeito bateu Adilton Sachetti, Bliu foi um dos principais coordenadores de Pátio e atual como uma espécie de conselheiro político da chapa que saiu vitoriosa naquele processo.

Preparado

""O grupo do Solidariedade está preparado para o processo eleitoral do ano que vem. Pessoas ligadas ao prefeito garantem que caso não houver composições para a disputa, não está descartada uma chapa pura com uma dobradinha com Pátio prefeito e o secretario de Habitação e Urbanismo, Paulo José Correia como vice. Correia faz parte do chamado núcleo duro de Pátio e tem a extrema confiança do gestor. Discreto, ele é considerado um dos secretários mais eficientes da atual gestão.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo